O GRPAe da Polícia Militar de São Paulo realiza apoio humanitário na região serrana do Rio de Janeiro. O GRPAe enviou dois Águias, o 7 e o 10.
O Águia 07 está tripulado com Cap Freixo, Ten Marcelo Ramos, Ten Augusto, Sgt Pulce e Sgt Ricardo. O helicóptero decolou do Aeroporto Campo de Marte/SP no dia 15 de Janeiro, sábado, às 12:25 local. A aeronave pousou em Jacarepaguá para abastecimento e recebimento de ordens e prosseguiram para Teresópolis. Tiveram dificuldades em chegar a Teresópolis devido às péssimas condições meteorológicas.
Em Teresópolis o helicóptero pousou na Granja Comari, onde se juntou ao Nacional 01 da Força Nacional de Segurança Pública, comandado pelo Ten Cel FN Rammon Dias. O restante da tarde passou todo fechado nas áreas atingidas, impossibilitando o apoio na parte da tarde.
No domingo, dia 16, a equipe iniciou a operação em Teresópolis e partiram para a região de Sumidouro e Conselheiro Paulino (Distrito de Friburgo). A equipe realizou o transporte de bombeiros em áreas de difícil acesso e transporte de alimentos e água potável às comunidades isoladas.
O abastecimento ocorreu no campo do 11º BPM de Friburgo, onde várias outras aeronaves de várias Forças estavam reunidas (PMERJ, CBMERJ, PCERJ, Marinha, PRF, entre outras).
Já no período da tarde, com a chegada do AGUIA 10, tripulada pelo Maj Falconi, Cap Paes, Cb Alexandre, Sd Andrey e Sd Rocha, a equipe do AGUIA 07 regressou a Teresópolis onde apoiou, principalmente, no transporte de Bombeiros e retiradas de corpos na Fazenda Viana (Teresópolis) e Campo Grande (Teresópolis), esta última totalmente arrasada.
Hoje, segunda feira, as equipes do GRPAe/SP estão concentradas em Teresópolis, apoiando em diversas missões. Em Teresópolis estão aeronaves da PMPR, IBAMA e EB.
A área de operação ficou no Clube Varzea F.C., com uma UAA do GRPAe dando suporte de combustível para as aeronaves que lá operam (AGUIAS, IBAMA, NACIONAL 01 e FALCÃO).
Confira algumas fotos da operação:
Fonte: Piloto Policial.