Em 1º de outubro de 2010, em uma missão na Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente, a aeronave PP-EID, mais conhecida como Águia Uno atingiu a marca de 10.000 horas de voo. A primeira aeronave no Brasil a atingir essa marca histórica em atividade eminentemente policial e de resgate.
A aeronave, um AS350B, foi fabricada em 1983, e recebida oficialmente pela Polícia Militar de São Paulo em 15/08/1984, sendo a primeira aeronave “própria” do GRPAe/SP e a primeira a atingir a marca de 10.000 horas de voo.
Durante muito tempo foi parceira do então Águia 2 (PT-HLB), hoje Águia 12, que operou por muito tempo mediante convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo e atualmente incorporado ao patrimônio da PMESP e também do Águia 3 (PT-HLE), aeronave locada. (clique e veja a foto)
O primeiro voo realizado com essa aeronave foi em 16/06/1983 de SSIJ para SSIJ, com 1h20min de voo. Os primeiros voos com a Polícia Militar ocorreram em 10/01/1984, antes da data de inauguração do GRPAe.
O primeiro voo oficial ocorreu em 14/08/1984, 12min de voo, de SBMT para o Palácio do Governo, operando inicialmente no 2º Batalhão de Choque, onde ficava sediada a aeronave e o GRPAe.
Em 2.000, o Águia Uno foi “retrofitado” para o modelo AS350BA, tornando-o mais capaz para as atividades operacionais.
Abaixo estão algumas fotos do momento histórico do Águia Uno, quando completou suas 10.000 horas de voo. Essa aeronave passou por fases importantes do GRPAe, quando chegou e foi o principal instrumento na implantação desse serviço em São Paulo e, agora, sendo utilizada em uma, das dez Bases de Radiopatrulha Aérea do GRPAe da PMESP.
Atualmente, o Águia Uno, com o grafismo novo adotado pela Polícia Militar, dá a sua colaboração na Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente, que teve o orgulho de participar desse marco histórico dessa máquina, a precursora de toda a história do GRPAe da PMESP e parceira de missões com todos os pilotos que já serviram na Unidade.
Para se ter uma idéia da história que essa máquina tem para “contar” ela efetuou nos últimos 18 anos mais de 9.800 missões policiais, de resgate, salvamento, etc. Nos últimos 10 anos o Águia Uno auxiliou no salvamento de 94 pessoas, na apreensão de 186 armas de fogo e na localização de 677 veículos.
Por Eduardo Beni e Alex Mena Barreto com apoio da Divisão de Manutenção, Divisão de Operações e da Seção de Comunicação Social do GRPAe que disponibilizaram fotos e dados da aeronave.