São Paulo – Na tarde do dia 10/07, a equipe de voo do Águia 5 foi acionada pelo 7° Grupamento de Bombeiros para apoiar no combate a um incêndio em uma área de mata no Parque Xangrilá, em Campinas, interior de São Paulo.
Para esse tipo de missão, o Águia utiliza um cesto (bambi bucket) instalado no gancho de carga da aeronave com capacidade de armazenar cerca de 500 litros de água. Este equipamento possibilita o lançamento de água sobre os focos de incêndios, visando a sua total extinção ou a redução da área do incêndio para o trabalho das equipes em terra.
Trata-se de uma operação aérea complexa e requer uma coordenação muito precisa entre a tripulação. Para isso, a equipe segue um procedimento operacional padrão (POP) específico, que prevê ações e resultados esperados. Dados como velocidade de deslocamento em voo, parâmetros de limitação da aeronave e condições meteorológicas no local são previamente observados para o cumprimento da missão.
Foram realizados 66 lançamentos de água em um período de 4 horas em uma área atingida de, aproximadamente, 10.000 metros quadrados.
Fotos da operação:
Fotos: Divulgação.