São Paulo – Na tarde desta quarta-feira (12), o novo helicóptero Águia 33 do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) foi acionado para realizar seu primeiro resgate aeromédico. Um homem com ferimentos graves foi encontrado caído no centro de São Paulo, Av. Santos Dumont, 157, Bom Retiro, e precisou de atendimento médico.
(Vídeo do primeiro atendimento realizado pelo Águia 33)
Uma viatura de suporte avançado de vida do Corpo de Bombeiros realizou o primeiro atendimento junto com policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito. O médico do GRAU, Raphael Caggiano, e a enfermeira do GRAU Rosana solicitaram o apoio do Águia devido a gravidade da vítima.
A equipe pousou o helicóptero na avenida Santos Dumont, interditada pela PM. A médica do CAvPM, Capitão Fabiana Ajjar e o enfermeiro Cabo PM Lopes foram para o local onde estava a vítima. O homem apresentava choque hipovolêmico por sangramento, TCE com lesão extensa temporal e arterial e suspeita de trauma raquimedular.
Depois de estabilizado pelas equipes de resgate do GRAU, do CAvPM e do Corpo de Bombeiros, a vítima foi em uma ambulância do Corpo de Bombeiros até onde estava pousado o Águia 33. Depois de embarcado no helicóptero, foi levado ao Hospital das Clínicas. Os pilotos que realizaram a operação pela primeira vez com o novo H135 aeromédico foram o Major PM Augusto e o Capitão PM Luchesi.