São Paulo – A Operação Verão começou em todo o litoral Paulista no dia 26/12/2011. A Polícia Militar alocou diversos recursos materiais e humanos, para aumentar a sensação de segurança e apoiar os turistas durante toda a temporada.
O Grupamento de Radiopatrulha Aérea distribuiu 05 (cinco) aeronaves em pontos estratégicos (Ubatuba, São Sebastião, Guarujá, Praia Grande e Itanhaém) que operarão em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as unidades de polícia territoriais, até o dia 26/02/2012, após o carnaval. No litoral norte, que é muito comum, ocorreu o primeiro caso com embarcação.
No dia 27 de dezembro de 2011, por volta de 10:00 horas, em Ubatuba, uma lancha colidiu com a encosta na Ilha Anchieta, Praia das Palmas. O impacto foi tão violento que a embarcação saiu completamente da água, permanecendo sobre as pedras.
O fato, testemunhado pela tripulação da escuna Mykonos, foi comunicado à central do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, que imediatamente acionou o apoio do helicóptero da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Neste meio tempo, um funcionário (vigilante) do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Paulo Barbosa Correia, e um policial militar do 20 BPM/I (Ubatuba) que cumpre suas funções também no Parque, juntamente com outros populares, corajosamente conseguiram chegar até a embarcação e providenciar o desligamento e desconexão dos cabos do motor, os quais já davam sinal de princípio de incêndio, o que tornou possível o socorro pelo helicóptero.
A aeronave, após avistar a embarcação acidentada, desembarcou os dois Guarda Vidas e o Tripulante Operacional utilizando a técnica de desembarque em encostas, quando apenas um esqui (trem de pouso) toca a rocha, possibilitando que a tripulação tenha acesso à vítima.
O condutor, e único a bordo, sofreu diversos ferimentos, dentre eles uma suspeita de trauma de coluna e traumatismo crânio encefálico, sendo socorrido pela equipe do Águia 18, composta pelo Tenente Coronel Falconi (piloto), Tenente Rodrigo (copiloto), Sargento Ricardo (tripulante operacional), Soldado Odorizzi e Soldado Eliziário (Guarda Vidas), ao Pronto Socorro Municipal de Ubatuba.
A vítima era um homem de 57 anos, advogado e estava em uma lancha particular modelo Phantom 290 Fênix, de aproximadamente 26 pés.