São Paulo – Na tarde de domingo (06), duas equipes do Comando de Aviação da Polícia Militar foram acionadas para apoiar bombeiros em ocorrência de queda de pessoa na Cachoeira da Fumaça, em Paranapiacaba, SP.
Os helicópteros Águia 18 e Águia 22 foram para o local. Os tripulantes operacionais desceram de rapel do Águia 18 para acessar a vítima, que apresentava parada cardiorrespiratória (PCR), crepitação óssea na região da coluna cervical e traumatismo cranioencefálico (TCE) grave.
Foi realizada a imobilização da vítima, aplicado colar cervical, colocada em prancha articulável e maca envelope para resgate (sked). A vítima foi retirada através da técnica do Mcguire pela equipe de salvamento do Águia 18 e levada até a equipe aeromédica do Águia 22, que estava pousado próximo do local. Feita avaliação pela equipe de saúde do Águia constatou-se o óbito.
Outro resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros
Na noite do dia 30 de agosto, o Corpo de Bombeiros realizou outro salvamento de uma vítima de queda de cachoeira em Paranapiacaba. Uma equipe com 18 bombeiros transportaram a vítima imobilizada em maca envelope por uma trilha. A vítima sofreu fraturas e está em recuperação.