Santa Catarina – Na tarde este domingo (23), a equipe do helicóptero Águia 04 da 5ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, com sede em Lages, foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para prestar auxílio no resgate de uma criança de seis anos.
A menina havia sofrido uma queda de cerca de 30 metros, sendo amortecida pelos galhos de árvores e vindo a parar sobre pedras próximas a encosta, na Serra do Rio do Rastro, município de Bom Jardim da Serra.
A primeira intervenção para o resgate foi realizada pelos bombeiros, porém, devido ao local ser de difícil acesso, foi necessário o emprego da aeronave. O tripulante operacional do helicóptero, utilizando a técnica de rapel, conseguiu ter acesso à vítima.
Após a verificação preliminar do estado de saúde, constatando que a vítima não possuía nenhuma lesão externa, estava consciente e orientada, a equipe optou por utilizar o equipamento conhecido por “Sling” na extração da criança até o alto da serra.
A equipe médica do local orientou pela condução imediata da vítima até Lages para realização de exames no Hospital Infantil Seara do Bem. Em Lages, a equipe médica do SAMU e socorristas do Corpo de Bombeiros aguardavam a chegada da paciente, onde após nova verificação de estado de saúde, conduziram a menina até o Hospital.
Segundo informações da 5ª Cia, o hospital informou que após a realização de exames, a menina teve apenas arranhões e já está com sua família. Ela é da cidade de São Pedro da Aldeia, RJ, e passava férias com a família em Santa Catarina.
Fotos: BAPM.