Santa Catarina – Depois de um período com o helicóptero em manutenção, no sábado (28), o Águia 04 da 5ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), com sede em Lages, voltou a operar. Foi um final de semana salvando vidas.
No Sábado (28) a equipe do Águia 04 e do SAMU foram acionados para atender um transporte aeromédico em Bom Retiro, 84 quilômetros de Lages. A vítima era um homem de 72 anos com cardiopatia grave. A vítima foi levada pelo Águia 04 ao hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages. O transporte durou 30 minutos. Se fosse conduzido por terra o deslocamento duraria cerca de 01h15min.
Na manhã de domingo (29), o Águia 04 realizou o atendimento de uma mulher que havia sido esfaqueada. A equipe prestou apoio aos socorristas do SAMU que se encontravam no local. A vítima foi transportada pela ambulância básica do SAMU ao hospital.
No período da tarde houve um acidente de trânsito com 4 vítimas na BR-282, próximo da localidade conhecida como Salto. O Águia 04 foi novamente acionado para prestar atendimento às vítimas. O helicóptero Arcanjo 03 do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros também prestou apoio.
As vítimas foram atendidas pela equipe médica do helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros. Foram atendidos no local do acidente quatro homens. Duas vítimas com lesões leves foram conduzidas pela ambulância do 5º Batalhão Bombeiro Militar (BBM) de Lages, uma vítima foi transportada pelo helicóptero Águia 04 e a mais grave foi transportada pelo Arcanjo 03. Todas foram conduzidos para o hospital Nossa Senhora dos Prazeres de Lages.