Mato Grosso – Eram seis aeronaves diante de 60 olhares curiosos. Um dia para ficar na memória dos alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Manuel João de Arruda, que visitaram, na manhã desta quinta-feira (06.10), a unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Atentos a todo movimento, os estudantes chegaram e já puderam acompanhar uma decolagem. O helicóptero subia e as crianças se emocionavam. Exaltadas, elas acenavam com as mãos aos policiais que saíam para o trabalho.
Em fila, os alunos seguiam pelo hangar, encantados com a movimentação no local. Entre aviões, aeronaves, pousos e decolagens, as perguntas iam surgindo e a euforia tomava conta.
A diretora da escola, Marizete de Almeida, explica que a sugestão para esta atividade extraclasse surgiu após uma colega do trabalho informar que a unidade era aberta a visitações. “Quando soube, logo me interessei e fiz o contato com o pessoal. Fizemos o agendamento e vamos conseguir trazer todos os nossos alunos”, disse.
A escola de ensino básico atende crianças entre quatro e 10 anos e está localizada no bairro Figueirinha, em Várzea Grande. Três dias foram reservados para a visita das 500 crianças que estudam na unidade.
A divisão, segundo a diretora, foi feita por turma. “Separamos as 20 turmas para poder atender todo mundo”, ressaltou.
O estudante do 1° ano, Lucas Dornelis, de seis anos de idade, esperava para subir no helicóptero. A expectativa do menino era saber mais sobre o funcionamento da aeronave. “Eu nunca vi um desses de perto, mas deve ser legal. Estou curioso para saber qual o melhor volante para dirigir o helicóptero”, afirmou.
Com Luiz Miguel de Souza não foi diferente. O menino de apenas seis anos, com olhar atento, entrelaçava os dedos ao falar sobre o que esperava ver. “Eu acho que deve ser bem legal. Tem muito botão lá dentro e um monte de coisas penduradas. Eu queria aprender a voar nele”, declarou.
Para o comandante da unidade, tenente coronel PM Henrique Corrêa, atividades como essa ajudam a estreitar os laços entre a sociedade e as unidades policiais, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo Ciopaer.
“O Ciopaer está sempre aberto a este tipo de atividade, sabemos que a aviação é algo que encanta todas as idades, e com isso também conseguimos aproximar a sociedade da Segurança Pública”, disse o comandante.
As visitações seguem até a próxima segunda-feira (10.10), quando a última turma será recebida pela equipe. Quem quiser agendar uma visita pode entrar em contato pelo telefone do plantão do Ciopaer: (65) 3682-1220.
Fonte: Notícias do Mato Grosso.