Espírito Santo – Uma das aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer) está sendo utilizada diariamente nas operação noturnas da Polícia Militar em proteção aos comércios, na Grande Vitória. Uma das aeronaves empregadas é o helicóptero Harpia 07, aeronave bimotora que foi adquirida e vem sendo empregada pelo NOTAer desde março deste ano.
Todas as três aeronaves hoje disponíveis no NOTAer estão aptas para os serviços de transporte de tropa, transporte aeromédico, resgate e de defesa civil. O helicóptero Harpia 07 tem sido priorizado nas operações policiais noturnas, devido as sua maior capacidade e especificidades técnicas.
Entre as particularidades do Harpia 07 está a segurança; é um helicóptero bimotor e tem maior espaço interno, tendo capacidade para o transporte de 11 pessoas e de mais de uma vítima ao mesmo tempo. A aeronave também é homologada para operar em voo por instrumentos, o que lhe garante o acesso a praticamente todo o estado do Espírito Santo, em diferentes condições climáticas.
Já as aeronaves que são orientadas apenas por referências visuais exteriores, os voos noturno são limitados a um raio de 70 km do aeroporto de Vitória, ficando restrito aos municípios de Aracruz, ao Norte, e a Anchieta, ao Sul do Espírito Santo.
O chefe do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer), tenente-coronel Borges, apontou que a ênfase da utilização do Harpia 07 está sendo as operações noturnas, contudo é uma plataforma de operação aérea, que eventualmente presta apoio em ocorrências e que funciona também como suporte ao direcionamento estratégico do policiamento em solo, além de auxiliar na identificação de possíveis locais de ação imediata do policiamento.
“Nós temos buscado dar apoio aos diferentes órgãos de acordo com o plano de trabalho de cada um deles. Podemos destacar a utilização do Harpia 07 nas blitz do Detran-ES, chamadas Madrugada Viva, realizadas de quinta a domingo”, pontuou o tenente-coronel Borges, indicando que a aeronave também será empregada futuramente em outras operações de fiscalização do Detran-ES e no combate a incêndio.
O NOTAer
O Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer) possui atualmente um efetivo de pouco mais de 50 servidores, entre eles policiais militares e civis, e bombeiros. Desse total são contabilizados cerca de 20 servidores disponíveis para exercer a função de piloto. As outras funções desempenhadas são de tripulante operacional, mecânico, motorista, apoio de solo e funções administrativas.
Em 2018, de janeiro a julho deste ano, foram mais de 113 vidas salvas em ações do NOTAer. No mesmo período foram contabilizados 143 atendimentos em apoio a ocorrências policiais.
Diretoria de Comunicação Social PMES.