- Anúncio -

Santa Catarina – O aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina celebra 15 anos de atuação, que foi comemorado em uma solenidade no dia 25 de fevereiro, no Hangar do BOA/CBMSC, no aeroporto de Florianópolis.

O primeiro atendimento foi realizado no dia 20 de janeiro de 2010, em um grave acidente na BR-282. Desde sua primeira missão, o serviço possibilita que o cidadão catarinense receba atendimento de excelente qualidade, dentro das prerrogativas do SUS, contando com tecnologias avançadas para o atendimento de casos graves, tanto de resgate, ocorrências primárias, quanto de transporte aeromédico especializado. Durante os 15 anos de atuação foram realizadas mais de 16 mil missões e 15 mil vidas salvas.

“Com essa parceria e com as de outras forças como as Polícias Civil e Militar nos conseguimos dar suporte avançado de vida em UTI móvel aonde o paciente mais precisa, com menor tempo resposta. Houve uma grande expansão do serviço nos últimos anos e avançamos oferecendo mais segurança e eficiência no atendimento à população catarinense. Quero agradecer a todos os profissionais que se dedicam e acreditam no serviço, pois desempenham da melhor forma possível o seu trabalho”, destaca Marcos Fonseca Superintendente de Urgência e Emergência (SUE)

Aeromédico do SAMU e BOA celebram 15 anos com 15 Mil vidas salvas em Santa Catarina. Foto: Divulgação

Atualmente, o serviço conta com um uma frota composta por dois helicópteros, localizados em Florianópolis e Blumenau, e três aviões, distribuídos entre Florianópolis e Joaçaba. As equipes que realizam de sete a oito atendimentos por dia nas aeronaves são compostas por um médico, um enfermeiro, um piloto major, comandante de operações e tripulante operacional do BOA/CBMSC.

O subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, enfatizou a relevância do BOA: “Iniciamos em 2010 com apenas uma aeronave locada por três meses. Tínhamos que demonstrar a necessidade do serviço, e ele se expandiu. Hoje, contamos com três bases em Florianópolis, Blumenau e Joaçaba, esta última uma solicitação do governador Jorginho Mello, compreendendo a importância de expandir os atendimentos por todo o estado. São cinco aeronaves operando simultaneamente.”

O serviço também realiza transportes complexos, como é o caso de recém-nascidos portadores de cardiopatia congênita e outras doenças, gestantes em situação de risco pré-natal e adultos críticos, gravemente enfermos. Além disso, os transportes aeromédicos operam em missões a longas distâncias, inclusive internacionais, como casos de catarinenses que se encontravam enfermos nos estados do Pará, Tocantins, Bahia, entre outros, além de Buenos Aires, na Argentina.

Em 2022, o aeromédico do SAMU passou a contar com o Projeto Sangue Total, o programa que é pioneiro no Brasil, disponibiliza de bolsas de sangue para o atendimento de casos de choque hemorrágico grave, fora do hospital. Por isso, o serviço tornou-se uma agência transfusional, sendo a primeira unidade aérea pública a receber o alvará da vigilância sanitária em âmbito nacional, que também ganhou reconhecimento internacional. Atualmente, através de Santa Catarina, o Brasil tornou-se o quarto país no mundo a oferecer o tratamento que é o mais recomendado no atendimento das pessoas vítimas de choque hemorrágico grave.

Aeromédico do SAMU e BOA celebram 15 anos com 15 Mil vidas salvas em Santa Catarina. Foto: Divulgação.
- Anúncio -