Se a primeira metade do ano servir de indicação para alguma coisa, então o ano de 2015 será muito bom para a segurança de voos de helicópteros civis nos Estados Unidos. O número total de acidentes diminuiu em 28 porcento durante os seis primeiros meses de 2015 em comparação com o mesmo período no ano passado. Além disso, segundo a Equipe de Segurança de Voo para Helicópteros dos Estados Unidos (www.USHST.org), o número de acidentes caiu quase pela metade comparado a 2006 (quando os esforços de segurança da Equipe Internacional de Segurança de Voo para Helicópteros começaram).
Entre janeiro e junho de 2015, ocorreram 46 acidentes com helicópteros civis nos Estados Unidos em comparação com um total de 64 acidentes durante os mesmos meses em 2014. Durante a primeira metade de 2015, houve 10 acidentes fatais de helicóptero, contrastando com nove acidentes fatais durante o início de 2014 e 17 acidentes fatais durante a primeira metade de 2013.
Os meses de julho, agosto e setembro também constituem um período de pico para as operações de helicóptero, o que geralmente significa um período de pico para acidentes, mas a primeira metade de 2015 reflete uma tendência de maior segurança na comunidade de helicóptero.
Apesar da redução saudável do número total de acidentes ser uma boa notícia, a USHST continua dando grande ênfase na redução do número de fatalidades e acidentes fatais. Durante este ano, os membros da Equipe de Segurança dos EUA se concentrarão nos fatores humanos envolvidos em acidentes fatais e na melhora de equipamentos e tecnologias que podem prevenir estes tipos de acidentes.
A USHST e a Equipe Internacional de Segurança de Voo para Helicópteros (www.IHST.org) promove a segurança e trabalha para reduzir o número de acidentes. A IHST foi criada em 2005 para liderar os esforços cooperativos governamentais e do setor para tratar dos fatores que afetavam um índice inaceitável de acidentes de helicóptero.
Antes de 2006, o número de acidentes com helicópteros civis estava aumentando a um ritmo de 2.5 porcento por ano no mundo todo. Desde 2006, o número de acidentes tem diminuído no mundo inteiro a uma taxa anual de 2 porcento.
Mais informações sobre a IHST, seus relatórios, ferramentas de segurança e apresentações audiovisuais sobre segurança podem ser obtidas no site www.IHST.org e na página do Facebook da IHST.
Fonte: HeliHub