França – A queda de um helicóptero EC145 (Dragon 30) de emergência da Sécurité Civile (Defesa Civil) na comuna francesa Les Pennes-Mirabeau, perto de Marselha, no sul da França, fez três mortos durante a madrugada desta segunda-feira (02). Segundo informações da Sécurité Civile faleceram no acidente o piloto, o engenheiro de voo e um bombeiro profissional.
Em nota, a Direction Générale de la Sécurité Civile et de la Gestion des Crises française disse “Após vários resgates e a caminho de outro campo de intervenção, o piloto Jean Garat, o engenheiro de voo Michel Escalin e o bombeiro Norbert Savornin perderam tragicamente suas vidas no acidente de um helicóptero. Para ajudar, eles cruzam o céu dia e noite, às vezes em condições extremas. Eles arriscaram suas vidas para salvar a vida de outras pessoas.”
#Hommage?? Pour porter secours, ils sillonnent le ciel jour et nuit, parfois dans des conditions extrêmes. Pilote, mécanicien opérateur de bord, sauveteur héliporté, ils ont risqué leur vie pour sauver celle des autres.
En mémoire de Jean Garat, Michel Escalin et Norbert Savornin pic.twitter.com/Ik4fr65YLt— Sécurité Civile Fr (@SecCivileFrance) December 2, 2019
A aeronave decolou da base aérea de Marignane por volta das 22h30 de domingo, rumo a Le Luc-Le Cannet, em Var, onde as fortes chuvas e enchentes de domingo (01) provocaram dois mortos. A equipe foi deslocada para uma missão de reconhecimento e salvamento na região atingida pelas chuvas. Os destroços do helicóptero e os corpos das três vítimas foram encontrados algumas horas depois, por volta da 1h30 desta segunda-feira, a norte de Marselha.
O acidente será investigado e não é possível saber nesse momento os fatores que podem ter contribuído. O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, lamentou, em comunicado, a morte dos três homens e elogiou o “empenho excecional” com o qual se envolveram nas buscas. “O nosso país perde três heróis que deram a sua vida para proteger a dos franceses”, assinalou.