O helicóptero “AIR 1”, um Bell OH-58C, pertencente ao Bay County Sherriff’s Office (Flórida/EUA), acidentou-se no final de maio (27/05/11) na cidade de Panama City, Flórida durante a tentativa de decolagem de dentro do hangar da unidade. A equipe estava decolando em apoio às buscas de vários jovens que haviam desaparecido perto de Bear Creek. As crianças foram encontradas seguras logo após o acidente.
O piloto pairou o helicóptero a cerca de três metros do chão e estava se deslocando à frente para fora do hangar de grandes dimensões, quando o incidente aconteceu. Autoridades acreditam que é possível que o vento gerado pelo rotor pode ter levantado algum entulho, ou que as pás tocaram a viga sobre a porta do hangar, fazendo com que o helicóptero tombasse, segundo o declarações do porta-voz.
O piloto e um passageiro não ficaram feridos.
O trenó e acessórios utilizados para rebocar o helicóptero para fora do hangar já haviam sido transportados para a nova sede da unidade, juntamente com a outra aeronave AIR 2, haja vista que o aeroporto onde ficava a unidade havia sido recentemente fechado.
O acidente está sendo investigado pelo NTSB americano
O piloto tinha 25 anos de experiência, 5.000 horas de voo e anteriormente era piloto de helicópteros do Exército dos EUA, voando missões de combate na Operação Tempestade no Deserto. O porta-voz acrescentou que não há nenhuma norma que proíba taxiar com a aeronave de dentro de um hangar e que essas questões são deixadas a critério do piloto,
Segue abaixo o relato preliminar do NTSB sobre o acidente:
On May 27, 2011, about 1800 central daylight time, a Bell OH-58C, N82772, operated by the Bay County (Florida) Sherriff’s Office, was substantially damaged after being hit by hangar debris while hover taxiing in Panama City, Florida. The certificated commercial pilot and the observer incurred minor injuries. Visual meteorological conditions prevailed. No flight plan had been filed for the local flight, from the recently-closed Panama City-Bay County International Airport (PFN), Panama City, Florida. The flight was being operated as a public use aerial observation flight.
According to preliminary information provided by the Federal Aviation Administration, the helicopter was temporarily housed in a large hangar, and ground support equipment, including wheel dollies, had been moved to the unit’s new location at a new airport. The helicopter had flown in and out of the hangar on numerous occasions; however, during the accident flight, while attempting to depart from inside the hangar, hangar ceiling tiles dislodged and went through the main rotor system. The pilot lost control and the helicopter impacted the ground.
Fonte: The Walton Sun e NTSB