Ceará – Com o objetivo de capacitar os profissionais de segurança pública para atuar como pilotos de aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a empresa Drone de Garagem, realizou o primeiro curso de operador de drone.
O curso foi destinado a policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, servidores da Perícia Forense e funcionários da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O treinamento técnico-operacional possibilita que os agentes de segurança pública do Ceará possam aplicar o conhecimento adquirido na captação de imagens em operações de inteligência, como monitoramento, investigações, mapeamentos e assistência aérea para as equipes de solo.
Segundo o instrutor e sócio-administrador da empresa Drone de Garagem, Iuri Vieira Gaier, esse equipamento vem auxiliar bastante os órgãos de segurança.
“A utilidade dessa tecnologia no dia a dia deles é essencial. Imagine você chegar em uma operação sem precisar estar lá de corpo presente ou poder identificar de forma sutil, uma movimentação sem alertar a sua entrada antes de executar a intervenção. Isso facilita e muito a atuação policial. Durante o curso teremos atividades que engloba não só a questão das noções de pilotagem do equipamento, mas também, fotografia aérea, vídeo mapeamento, georreferenciamento e outras atividades aplicadas de acordo com a realidade de cada instituição”, ressalta o professor.
Com uma grade curricular de 40 horas/aula, o curso contempla o seguinte conteúdo programático:
- aulas teóricas e práticas sobre pilotagem de drone;
- introdução a fotografia aérea; tipos de drones;
- recursos básicos e avançados;
- componentes e funcionamento;
- normas e regulamentações vigentes;
- cuidados e segurança com a aeronave;
- calibração, GPS, motores e peças;
- hélices e frame;
- rádio transmissor;
- LEDs e iluminação;
- gimbal, ângulos e técnicas de filmagens, software de navegação;
- giro do yaw, decolagem e aterrissagem, entre outros assuntos relacionados.
Para o comandante da 3ª Cia do 4º BPM de Guaramiranga, Major PM Carlos Sérgio Gomes Mesquita, que participa da capacitação, a utilização dessa tecnologia será uma ferramenta importantíssima na rotina policial.
“Eu acredito que é um grande avanço no combate ao crime nas regiões onde a geografia dificulta muito a eficiência da tropa. Esse equipamento inovador vem para auxiliar esse combate e, alcançarmos com maior eficiência e eficácia o mister, que é a segurança pública de todo o nosso Estado”, finalizou o oficial.
Ascom AESP Ceará.