Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em mais uma atuação conjunta com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-CE), realizou o transporte, em uma UTI aérea, embarcada na moderna aeronave EC 145 C2, de um recém nascido com apenas três dias de vida. O atendimento foi feito na última segunda-feira (27) à tarde e o deslocamento foi do Município de Iguatu para o Hospital Regional Norte, sediado na cidade de Sobral.
O pequeno paciente que apresentava insuficiência respiratória teve que ser transportado para aquele hospital na Região Norte do Estado, pelo fato daquela Unidade de Saúde possuir grande capacidade de atendimento para esse caso, inclusive com leito de UTI neonatal disponível.
Se esse transporte fosse realizado por terra, seria necessário um tempo de viagem estimado em seis horas, além do desconforto causado pelo balanço da ambulância terrestre. A bordo da aeronave da CIOPAER, o percurso levou pouco menos de uma hora e meia, sendo o recém-nascido assistido por médico e enfermeira, além de monitorado por equipamentos médicos de ultima geração, que compõem a aeronave.
Até o momento, o Serviço Aeromédico da CIOPAER já realizou 70 (setenta) transportes de recém nascidos, com destaque para aqueles que nascem com doenças do coração e os prematuros, desde o início do serviço em 2014. O ano de 2017 já soma quatorze missões desta natureza.
Fonte: SSPDS