Amapá – O Grupamento Tático Aéreo (GTA) estará reforçando a segurança durante o período carnavalesco com apoio ao pessoal que estará nas ruas. De acordo com o comando do grupamento, 25 homens estarão trabalhando durante o Carnaval. São policiais, bombeiros militares, pilotos e mecânicos.
“Nosso foco principal será a Banda. Através de informações levantadas nos últimos anos descobrimos que durante o percurso do bloco acontecem alguns incidentes. Estaremos sobrevoando todo o trajeto com comunicação direta com o Ciodes”, afirmou o coordenador do GTA, comandante Rubem Júnior.
O objetivo do GTA é garantir apoio intensivo e proporcionar uma mobilização mais efetiva das tropas que estarão atuando nas ruas de Macapá e Santana, que são os municípios com maior número de atrações durante o Carnaval. Com uma visualização privilegiada, os policiais do GTA vão poder direcionar e dinamizar as ações em solo.
Ações do GTA
A aeronave modelo Esquilo AS350B2, batizada de Gavião 01, completou um ano de atividades no Amapá no dia 15 de dezembro passado, com a realização de 362 horas de voo em 437 ações.
Este ano já realizou oito remoções de pessoas que moram em áreas de difícil acesso, como o Bailique, por exemplo, onde duas mulheres grávidas precisaram de atendimentos emergenciais.
Apesar do GTA estar vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o grupamento possui papel social fundamental no Amapá, com atendimentos de urgência na área da saúde, além de outros tipos de remoção.
A aeronave sobrevoa diariamente a capital em ações preventivas de rotina, principalmente no centro comercial em horários estratégicos. Já foi confirmado que o patrulhamento inibe a ação de bandidos.
Fonte: Governo do Amapá.