Santa Catarina – No dia 14/02, um homem de cerca de 30 anos precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros como o apoio do helicóptero Águia 2 do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, após cair entre duas pedras ao tentar pular em uma cachoeira, no Saco Grande.
Com suspeita de fratura na lombar e sem conseguir sentir as pernas, ele foi socorrido em um local de difícil acesso, próximo às antenas, e encaminhado ao Hospital Celso Ramos.
A vítima estava com o tio no entorno da cachoeira, quando escorregou em uma das pedras e caiu de uma altura de 3 metros em uma vala. O homem ficou preso entre as pedras e teve escoriações por todo o corpo.
Por se tratar de um resgate em uma área de acesso restrito, o Corpo de Bombeiros precisou pedir ajuda ao helicóptero Águia 2 (AW119ke) da PM. Como não havia a possibilidade de pouso próximo à vítima, dois tripulantes desceram da aeronave com uma maca e equipamentos médicos.
O helicóptero pousou em uma trilha, localizada a 10 minutos do local, de onde foi feito o desembarque a baixa altura de dois tripulantes que partiram para prestar auxílio. Logo em seguida, dois bombeiros do GBS (Grupo de Busca e Salvamento) chegaram à cachoeira.
Para o resgate do homem, que tem mais de 100kg, foi necessário amarrar a maca em árvores para que ela fosse puxada para cima das pedras. “As pedras da região são bastante escorregadias e essa fase da operação foi bastante complicada”, explica o capitão Mateus Szpoganicz, do Águia 2.
Para o embarque no helicóptero, a aeronave precisou pairar a meio metro do chão. A operação chegou ao fim apenas às 17h55, quando o homem foi recebido pela ambulância do Samu no heliporto da Beira-mar Norte.
Fonte: Com informações de ND e mídias sociais.