São Paulo – No sábado (11), por volta das 13:30h, o Águia 11 da Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos, interior de São Paulo, depois de realizar dois resgates aeromédicos pela manhã, recebeu nova solicitação para apoiar o Corpo de Bombeiros de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Tratava-se de salvamento de 02 pessoas que estavam perdidas na Serra do Mar, próximo ao Pico do Corcovado. Após preparação da aeronave e confirmação de dados e coordenadas do possível local em que as vítimas se encontravam, a equipe se deslocou para Ubatuba a fim de realizar o salvamento.
No local, o helicóptero pousou em uma área descampada de uma tribo indígena, onde a equipe do Posto de Bombeiros de Ubatuba, comandada pelo Sgt PM Marcos, aguardava para o apoio.
Após verificação e checagem do sistema e EPI foi realizado o primeiro sobrevoo na área, porém não foram localizados. A área era bastante extensa e de vegetação fechada com copas das árvores com mais de 50 metros.
No segundo sobrevoo a equipe identificou o local onde se encontravam as vítimas e após posicionamento da aeronave, os tripulantes operacionais realizaram a técnica de rapel para acessá-las.
Foi realizado o primeiro contato e preparada a primeira vítima para retirada pelo sistema “Mcguire”. Ela foi levada até o campo da aldeia indígena. Posteriormente, a aeronave retornou ao ponto para retirar a segunda vítima e o tripulante que permaneceu pelo local. Todos passam bem.
Fonte: PMESP e BRPAe SJC.