Ceará – Uma operação de salvamento foi realizada na tarde desta quinta-feira (05) nesta cidade do Sertão Central, na ação participaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Boa Viagem, um helicóptero EC145 (PR-EKN) do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) além dos profissionais de saúde do município. Uma criança de apenas 5 (cinco) meses de vida sofreu um parada cardiorrespiratória após o agravamento de uma pneumonia.
Segundo dados colhidos, a criança é natural de Boa Viagem, residente no bairro Queiroz, e foi internada no Hospital Municipal com pneumonia. Após o agravamento em seu quadro clinico foi necessária a transferência para a capital cearense, a aeronave pousou no estádio municipal no final da tarde e com o apoio do SAMU realizaram a transferência para o Hospital Waldemar de Alcântara em Fortaleza.
A equipe médica manteve a criança respirando através de oxigenação mecânica, onde enfermeiras se revezaram das 10h da manhã até o momento da chegada da equipe especializada do transporte aéreo médico para a transferência do bebê.
A mãe da criança não quis se identificar e nem se pronunciar devido ao estado de choque que a mesma está enfrentado, ela deverá acompanhar os procedimentos na capital.
O voo, segundo o piloto da aeronave, demora em média 50 minutos, o que mantém o tempo suficiente para cuidados médicos.
Fonte: Sertão Alerta e CP.