Santa Catarina – Mais um resgate foi realizado na manhã desta sexta-feira, 8, em uma estrada próximo a Coronel Freitas, por meio do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA), feito através do convênio entre a Polícia Civil de Santa Catarina, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. Neste ano de 2016, foram atendidas três ocorrências por meio deste convênio.
Uma carreta tombou próximo à cidade de Coronel Freitas e o condutor estava preso nas ferragens. A equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) da Polícia Civil e SARA foram acionados, deslocando-se ao local do acidente, auxiliando no pré-atendimento já feito pelas equipes locais do SAMU e Bombeiros Militares. A Polícia Militar também auxiliou nos trabalhos de isolamento do local.
O paciente foi retirado das ferragens, estabilizado e imediatamente encaminhado, com o helicóptero da Polícia Civil, ao Hospital Regional do Oeste em Chapecó para as devidas providências médicas. No momento do transporte ele estava estável e consciente.
A partir do convênio, firmado em 15 de dezembro do ano passado, um médico e um enfermeiro do SARA em Chapecó acompanharão a equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) para os atendimentos que tenham feridos graves ou vítimas que necessitem atendimento de urgência.
A dupla de profissionais do SARA estará nos períodos de plantão com o SAERFron, das 7h até 21h (ou até quando ainda há luz). É o primeiro convênio deste tipo com a saúde municipal que é estabelecido em Santa Catarina. As ocorrências acionadas pelo SAMU ou por algum órgão da Secretaria de Segurança Pública para este tipo de demanda passará a ser atendido, também pelo SAERFron, dentro desta parceria.
Fonte: Polícia Civil.