Paraná – Em operação há quatro meses, o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) já realizou 76 atendimentos na região de Curitiba até esta quarta-feira (9). Ao todo, são 95 horas de voo utilizadas para repressão ao tráfico de drogas, apoio a operações policiais da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, transporte de órgãos para transplantes e patrulhamento especializado em polícia judiciária.
O GOA foi criado por decreto no mês de junho e que integra a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). O primeiro helicóptero do grupo foi apreendido de criminosos e cedido pela Justiça para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária.
De acordo com o delegado coordenador do GOA, Renato Coelho de Jesus, a aquisição do helicóptero cobriu uma demanda que era carente no estado. “Conseguimos criar esse grupamento e, desde então, qualquer ocorrência que necessite do nosso apoio, recebe em regime de plantão. Ontem auxiliávamos uma operação em São José dos Pinhais e conseguimos recuperar um carro que estava escondido próximo a um matagal, por exemplo. Então estamos aptos a atender a quem precise”, explicou.
A expectativa agora é que o grupamento receba mais um helicóptero modelo Robinson R44. A aeronave foi recentemente apreendida numa operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil que, no início do mês de junho, prendeu integrantes de uma quadrilha de roubo de cargas, além de diversos carros de luxo.
Operação Policial
Durante a tarde de terça-feira (08), uma operação policial para prender dois suspeitos de roubo deixou os moradores de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, apreensivos.
Dois homens armados roubaram um veículo Santana de cor bordô no estacionamento do Hospital Angelina Caron, na Cidade de Campina Grande do Sul. A família que teve o carro roubado acionou a Polícia Militar, que tinha uma viatura próxima e atendeu rapidamente a ocorrência.
Houve perseguição até a cidade de Pinhais, onde a dupla de suspeitos tentou entrar com o carro dentro de uma mata. O automóvel quase capotou dentro de um rio e foi abandonado. Os dois homens continuaram fugindo a pé, e um deles, um adolescente de 17 anos, acabou se entregando.
Mais de 40 policiais civis e militares participaram da busca aos bandidos utilizando inclusive o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil. O menor de idade foi conduzido para a Delegacia do Adolescente e o outro suspeito não foi localizado.
Fonte: RIC Mais, Foto: RICTV Curitiba e Band B, foto Flávia Barros.