Paraná – O helicóptero do Samu Noroeste fez o primeiro atendimento no final da tarde do dia 26/11. A equipe atendeu a um chamado do Pronto Atendimento de Paranavaí para levar uma criança de 40 dias com insuficiência respiratória aguda ao hospital Cemil, em Umuarama.
Para levar o paciente de carro entre esses dois centros médicos, o tempo estimado é de pouco mais de 2 horas e 10 minutos de ambulância. Com o helicóptero, o tempo de viagem pode ser reduzido em mais da metade.
A bebê chegou ao Pronto Atendimento com insuficiência respiratória, a criança foi atendida anteriormente, porém somente no dia 26 foi diagnosticada com pneumonia, devido a falta de vagas na UTI neo-natal de Paranavaí, a criança foi removida pelo helicóptero do SAMU para Umuarama. O helicóptero começou a fazer atendimento na região noroeste no dia 24 e fez sua primeira remoção.
O governador do Paraná, Beto Richa, anunciou o novo serviço para a região noroeste na quinta-feira (24). O serviço aeromédico será inaugurado oficialmente em 8 de dezembro. Na semana passada, médicos e enfermeiros socorristas que atuarão no helicóptero finalizaram os cursos de capacitação em transporte aeromédico. Os profissionais que vão compor a equipe se revezarão em plantões diários na base da aeronave, em um hangar do Aeroporto de Maringá.
Fonte: Umuarama News