Alagoas – Profissionais que atuam na base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município de Palmeira dos Índios, receberam treinamento sobre resgate com o apoio de aeronave.
A parte teórica do treinamento foi ministrada nas dependências da Escola Estadual Humberto Mendes, onde enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, condutores do Samu, além de militares do Corpo de Bombeiros, receberam orientações sobre como funciona o serviço de resgate aéreo em Alagoas e sua importância no trabalho de salvar vidas.
“Esse tipo de treinamento é de extrema importância aos profissionais do Samu. Graças aos investimentos do Governo do Estado, os resgates com aeronaves têm aumentado em nossa região e precisamos estar preparados para conduzir bem essas situações”, frisou o coordenador do Samu na Região Agreste, Fabiano Lúcio de Almeida.
Já a parte prática foi ministrada numa área descampada da cidade, onde o capitão Dórea, piloto do Grupamento Aéreo, passou orientações básicas, porém eficazes, para garantir a segurança dos socorristas envolvidos na ocorrência, assim como dos populares que geralmente se aglomeram ao redor do local para acompanhar o resgate.
Detalhes da aeronave Falcão 05, do Samu Aeromédico, foram apresentados aos profissionais, assim como suas funções básicas, além das precauções que devem ser tomadas para que não haja acidentes no local da ocorrência, a exemplo da distância mantida da aeronave, posicionamento correto das ambulâncias e instruções para embarque e desembarque do paciente.
Fonte: Agência Alagoas, por Adalberto Custódio.