Alagoas -Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Base Arapiraca – participaram de um treinamento sobre como funciona o serviço de resgate aéreo em Alagoas, mais conhecido como Samu Aeromédico. Os profissionais receberam instruções básicas sobre como devem proceder em ocorrências com o apoio de aeronave.
Pilotos e tripulantes do grupamento aéreo deram dicas simples, porém eficazes para garantir a segurança dos socorristas envolvidos na ocorrência, assim como dos populares, que geralmente se aglomeram ao redor do local para acompanhar o resgate.
O treinamento teórico foi ministrado no auditório da base do Samu Arapiraca e, posteriormente, os profissionais foram até o campo de pouso da cidade, onde o subtenente Rosael, da Chefia Especial de Segurança Pública (CAESP), da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), e o capitão Dórea, piloto do grupamento aéreo, deram orientações práticas na aeronave Falcão 05.
Os profissionais do Samu ainda conheceram a aeronave por dentro, por fora e suas funções básicas, além das precauções que devem ser tomadas para que não ocorram acidentes no local da ocorrência, a exemplo da distância mantida da aeronave, posicionamento correto das ambulâncias e instruções para embarque e desembarque do paciente.
“Esse treinamento foi de extrema importância para estreitar ainda mais a relação do serviço aeromédico com a II macrorregião de saúde. Trabalhar com segurança é uma das nossas atribuições diárias do nosso serviço, resguardando sempre a vida do paciente e de todos os profissionais envolvidos nessas operações de resgate”, finalizou o diretor-médico do Samu Arapiraca, Lucas Amaral.
Fonte: Agência Alagoas, por Adalberto Custódio.