Paraná – A Polícia Militar colocou à disposição do esquema de segurança para a passagem da Tocha Olímpica em Curitiba um dos equipamentos mais modernos da corporação: o imageador aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). O dispositivo, acoplado a um helicóptero, transmitiu imagens ao vivo do deslocamento da tocha para o Centro Integrado de Comando e Controle CICC), fornecendo informações estratégicas às forças de segurança envolvidas na operação.
Para garantir a segurança dos condutores e dos demais participantes do evento, a PM preparou um grande esquema de segurança, que envolveu diversas unidades e forças especiais. Nesse grupo estão incluídas as equipes do BPMOA que sobrevoou as vias por onde a tocha olímpica passou. “O planejamento da PM do Paraná, com o uso dessa tecnologia aerotransportada, destaca a corporação em cenário nacional”, diz o comandante do BPMOA, tenente-coronel Adonis Nobor Furuushi.
O imageador aéreo pode transmitir e gravar imagens em alta resolução, inclusive em ambientes com pouca luminosidade. O equipamento possibilita também a comunicação com bases fixas em terra ou com viaturas policiais.
“Vamos potencializar as ações da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das demais instituições de segurança por meio do patrulhamento aéreo. Nossa aeronave será os olhos das equipes policiais em terra para que saibam tudo o que acontece à sua volta e possam adotar procedimentos para evitar possíveis problemas”, destacou tenente-coronel Adonis.
Fonte: BemParaná.