Amapá – Civis e militares do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá treinaram o salvamento aquático de vítimas na tarde desta segunda-feira (20) com uso de um helicóptero sobre o rio Amazonas, na orla de Macapá. A simulação é um estudo para possíveis ocorrências durante o período de férias, que inicia em julho.
O exercício, que utilizou o “Gavião 01”, foi realizado mais de uma vez e contou com a participação de um piloto em comando, 4 copilotos e 10 tripulantes operacionais, de acordo com o grupamento. A cada salvamento, três tripulantes faziam o resgate da vítima com uso de um cabo, que içava a vítima e o integrante do GTA até um local seguro. Na ação foi usado o trapiche do Santa Inês.
Entre os obstáculos, estavam o vento durante o deslocamento da aeronave para o trapiche e o rio agitado, comentou o coordenador do treinamento, o tenente Herickson Neris.
“Isso torna o treinamento mais difícil, mas será mais fácil realizar a operação numa situação real. [O treinamento] se enquadra exatamente neste período do Macapá Verão, quando existe um número de ocorrências muito grande com relação a esse tipo de evento, que é o afogamento principalmente no rio Amazonas”, disse Neris.
Para participarem do treinamento, os civis e militares passaram por estudos teóricos antes de encararem a prática. A simulação do GTA teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O próximo treinamento deve acontecer em julho, reforçou Neris.
Fonte: G1.