França – Um helicóptero EC 145 da Gendarmerie Nationale, força policial do Estado Francês, caiu na sexta-feira (2o/05) nos Pirineus, no maciço de Vignemale. Os quatro policiais a bordo – o piloto, copiloto e dois socorristas morreram. O acidente ocorreu durante uma missão perto da altitude de Cauterets, uma estação de esqui e termal localizada a poucos quilômetros da fronteira espanhola.
O helicóptero, um EC 145, que decolou do Aeroporto Laloubere para um exercício de treinamento em resgate em montanha, teria atingido uma parede de pedra por um motivo desconhecido antes de cair. Uma unidade de crise foi instalada pela prefeitura Hautes-Pyrénées. Dois helicópteros foram enviados para localizar os destroços e os corpos das vítimas.
O Capitão Royer era um piloto de helicóptero experiente do Destacamento Aéreo de Tarbes (Gendarmerie) e o Major Jamet era um engenheiro de voo do mesmo Destacamento. Os dois socorristas pertenciam à brigada da “Gendarmerie de Haute-Montagne de Pierrefitte-Nestalas” e todos tinham muita prática e conhecimento do local.
Em uma declaração, o Presidente da República expressou sua emoção. “Eu estendo minhas condolências às famílias e amigos das vítimas e demonstro total solidariedade da nação nestas circunstâncias dolorosas”, escreveu François Hollande.
Foi aberta uma investigação para apurar as causas do acidente.
Fonte: Le Figaro.