Cap PM Marcus Vinícius BARACHO de Sousa
Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP
Você já parou para pensar qual é o produto das OASP? O quê tais Organizações entregam aos seus usuários?
Pode-se considerar produto como aquilo que é produzido, ou como sendo o resultado de uma produção. Se pensarmos concretamente, seria o que é produzido para a venda em mercado, para o consumidor, etc…
No caso das OASP o produto não se apresenta concretamente, ou seja, não podemos tocá-lo, como fazemos com um carro, sapato ou camisa. Fato é que ele existe e se materializa na entrega de uma Missão Aérea.
Atualmente verifico que as OASP entregam três tipos de missões aéreas:
1) Missão Aérea de Segurança Pública – desenvolvida em apoio a todas as modalidades de atividades policiais;
2) Missão Aérea de Defesa Civil – desenvolvidas em apoio a todas as atividades de bombeiros, resgates e etc…
3) Missão Aérea de Transporte – desenvolvidas em apoio a todas as atividades que envolvam transporte de pessoas, órgãos, cargas e etc…;
Prefiro deixar claro que não pretendo esgotar o assunto, mas incentivar a reflexão em torno do tema, sendo oportuno destacar que todo o esforço de uma OASP, tem como objetivo fazer a entrega desses três “produtos”, procurando agregar valor a cada um deles para oferecer serviços com excelência.
A importância de se identificar o produto de uma OASP está ligada ao pensamento em torno de tudo que é preciso, no que se refere a pessoas, recursos, tecnologia e processos, para realizar a entrega de uma missão aérea que atenda as expectativas do usuário (cliente). Evita-se então, a perda de tempo e investimentos, entre outras coisas, com assuntos ou iniciativas que não contribuem com a expertise dessas Organizações.
Bons voos, com boa gestão!