Bahia – O Segundo Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) realizou, nos dias 4 e 5 de maio de 2016, treinamento de Corporate Resource Management (CRM), com o efetivo do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.
Participaram também do treinamento militares da Base Aérea de Salvador. O CRM também é conhecido como gerenciamento de recursos da organização, pois em uma tradução livre, alcança todos dentro de uma organização.
O objetivo do treinamento é a prevenção de acidentes, focado nos fatores contribuintes relacionados ao fator humano, por meio da quebra de sequencia de eventos que levam à ocorrência aeronáutica.
Na abertura do evento, o Cel PM Lázaro, Comandante do Policiamento Especializado da PMBA e fundador do Grupamento Aéreo, fez uma explanação sobre a evolução histórica do GRAER, doutrina de emprego, aquisição de aeronaves e treinamento de pessoal.
A equipe de palestrantes do SERIPA II, formada pelo Mal Av Wellington, pelo Maj Av Humberto e pela 2º Ten Psc Pollyana, durante os dois dias de treinamento, abordou as seguintes temáticas: cultura organizacional, comunicação, consciência situacional e processo decisório.
Para fechar o treinamento, todos os participantes avaliaram um caso real de acidente aeronáutico, sendo considerados os aspectos citados nas temáticas e os seus ensinamentos.
Ao longo dos anos, o CRM tem demonstrado ser uma abordagem efetiva para a coordenação das equipes que desenvolvem tarefas em ambientes complexos de trabalho. Além disso, com a migração da ênfase do emprego de recursos e esforços de Segurança Operacional Aeronáutica para o ambiente da organização, faz-se necessário preparar todo o corpo de integrantes da unidade aérea para recepcionar essa filosofia.
A realização do CRM atendeu a uma demanda do GRAER para a capacitação e treinamento de seu efetivo, bem como o cumprimento do seu programa estabelecido no Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO).