Mato Grosso – Com atuação em três turnos, apoio a diversas operações policiais em todo o Estado e projetos de expansão para o interior, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) se prepara para reforçar seu efetivo.
O processo de capacitação para candidatos a tripulante será iniciado às 18h de segunda-feira (02.05), no salão nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, com uma palestra do comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Ricardo Gambaroni.
O evento marcará a aula inaugural do “5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão” e prevê aulas práticas e teóricas até o dia 4 de julho.
O curso tem 27 alunos policiais militares e civis e bombeiros, entre os quais três das polícias de Alagoas e dois de Mato Grosso do Sul. Eles foram aprovados no rigoroso processo seletivo que exigiu teste de resistência física, certificação médica e demonstração de habilidades específicas como subida em corda, flutuação e proficiência em tiro.
Quando concluir o curso, essa turma de Tripulante Operacional estará apta a atuar em operações aéreas de resgate, monitoramento e outras.
Para o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos, o curso de tripulante vai contribuir para aumentar o quadro de servidores do Ciopaer.
“Nos últimos anos houve a saída de alguns tripulantes, e agora estamos operando nos três turnos. O Ciopaer está com projeto de implementar as atuações noturnas e descentralizar para outros municípios. Para isso acontecer, precisamos aumentar o efetivo”, destacou.
O curso é dividido em etapas. A primeira semana será de testes de atividade física, sobrevivência, trabalho na água e na mata.
As duas semanas seguintes preveem aulas teóricas e, na última semana, aulas práticas sobre todo o conteúdo ministrado no curso: aeronaves, treinamento de tiro, rapel e várias técnicas aerotransportadas.
Aula Inaugural
O palestrante da aula inaugural é um especialista na área de segurança pública e aviação. Antes de ser comandante da PM, o coronel Ricardo Gambaroni comandou a aviação da PM de São Paulo.
“Trouxemos para esta aula um representante da maior unidade de Segurança Pública do Brasil. Certamente, trará muita informação e conhecimento para os alunos. Além de comandante da PM também é piloto”, disse o comandante do Ciopaer.
Fonte: SESP/MT