Mato Grosso – A reestruturação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a melhoria das atividades aéreas de Segurança Pública em Mato Grosso foram discutidos no dia 20/04, pelo secretário da Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas e a equipe da unidade.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique da Silva Santos, apresentou a estrutura física do hangar e falou dos trabalhos e projetos para o crescimento do serviço. “Acreditamos muito no comprometimento do secretário com a atividade aérea e de segurança pública. Apresentamos nosso projeto de ampliação e fortalecimento do Ciopaer”, falou.
Entre os projetos apresentados está a criação do Núcleo de Inteligência. Atualmente, segundo Santos, o patrulhamento aéreo depende de informações do serviço de inteligência da Sesp.
“As comunidades de inteligência falam entre si. E o Ciopaer não tem acesso a isso, porque não tem ninguém aqui com curso e que esteja inserido nessa comunidade. Acreditamos que vamos melhorar o nosso sistema de informação e ter mais resultado no nosso patrulhamento e operações”.
A reforma do hangar foi outro projeto discutido. Atualmente o espaço abriga três helicópteros e quatro aviões, além de salas administrativas onde tramitam todos os processos de aquisições e serviços do grupamento.
No local, 70 profissionais, entre bombeiros, policiais civis e militares, trabalham de forma integrada. O efetivo se divide nas funções administrativas e aéreas (pilotos, copilotos e tripulantes).
Resultados e descentralização
Entre as atividades executadas pelo Ciopaer está o policiamento ostensivo. No primeiro trimestre de 2016, o trabalho da unidade possibilitou a recuperação de 32 veículos roubados.
Salvamento e resgate, patrulhamento preventivo em grandes eventos e o transporte de tropas são outras atividades realizadas pelo grupamento no Estado.
Outro assunto apresentado ao secretário Rogers Jarbas foi a descentralização do Ciopaer para o norte do Estado. O município de Sorriso vai ganhar a base descentralizada unindo as atividades do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar.
A implantação da base só foi possível porque os gestores de Sorriso e o Estado firmaram um termo de compromisso, na qual o município doou o terreno e a Secretaria de Estado de Segurança Pública empregará um helicóptero, dois aviões para o combate a incêndio e tripulantes para o trabalho
A base do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros será construída no aeroporto de Sorriso, localizado às margens da BR-163, no entroncamento com a BR 242 – ligação entre as regiões leste e oeste do Estado.
O comandante do Ciopaer disse que a descentralização vai permitir um rápido apoio operacional para atendimento das ocorrências. “Atualmente levamos quatro horas, ida e volta, para atender a uma ocorrência na região de Sorriso. É muito tempo e gasto para os cofres. Com uma equipe operacional em Sorriso, esse tempo resposta será muito mais eficiente”, destacou.
Luzia Araújo | Sesp-MT