Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos realiza I Simpósio de Segurança de Voo

- Anúncio -

No dia 08 de abril foi realizado o I SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DE VOO da Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos (BRPAe SJC) no auditório do CPI-1, em comemoração ao 12º aniversário da Base e 1º ano do Resgate Aeromédico.

sjc12

O principal objetivo do encontro foi agregar novos conhecimentos e experiências, visando melhorar as triagens e os acionamentos, bem como o gerenciamento das missões, na busca de maior segurança e excelência nas Operações Aeromédicas. Para tanto foram convidados importantes nomes da Aviação de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Saúde. Foram desenvolvidas as seguintes palestras:

– OPERACIONALIDADE E REGULAÇÃO DO COBOM (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) – MAJ PM SÉRGIO RICARDO AGASSI DE OLIVEIRA (Comando do Corpo de Bombeiros – CCB – Ch de Operações do COBOM);

– ASPECTOS MÉDICOS DO RESGATE AÉREO: PECULIARIDADES, DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS – DR. RICARDO GALESSO CARDOSO (Médico do GRAU);

– ASPECTOS OPERACIONAIS NAS MISSÕES DE RESGATE AEROMÉDICO – MAJ PM JOSÉ ALEXANDER DE ALBUQUERQUE FREIXO (Piloto do GRPAe – Ch da Div Seg Voo).

O Evento contou com a presença da Comandante do CPI-1, Cel PM Eliane Nikoluk Scachetti e do Cmt do 1º BAvPM, Ten Cel PM Paulo Luiz Scachetti Junior, bem como de Oficiais e Praças das Bases São Paulo, Piracicaba e Campinas, do 11º Grupamento de Bombeiros (GB), do 1º e 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), de profissionais da sáude (médicos e enfermeiros) do GRPAe, do GRAU e do SAMU, além de Pilotos Civis e representantes da Concessionária Nova Dutra.

As palestras foram muito bem desenvolvidas e despertou interesse sobre os aspectos gerais que envolvem a realização de uma missão aeromédica, desde as peculiaridades do atendimento, realizada pelo atendente do COBOM até a participação do médico regulador no processo, que ainda não é uma realidade nas Bases do interior.

Também foram tratadas questões relativas a potencialização ou não das ocorrências em relação aos padrões de acionamento do COBOM, por dificuldades normalmente de comunicação e de acesso a informações, sobre o acionamento e gerenciamento propriamente dito da equipe de voo, que fica sob efeito da pressão para o cumprimento da tarefa, peculiaridades do voo a baixa altura, relativamente a obstáculos, às condições meteorológicas, a escolha adequada do local de pouso próximo da ocorrência e a infraestrutura da rede hospitalar para receber a equipe de voo e a vítima.

sjc3

Ao final foi estabelecida uma mesa de debates que contou com a presença de todos os palestrantes e do Cmt do 1º BAv PM, Ten Cel PM Paulo, como mediador, sendo aberto aos convidados a apresentação de questionamentos que enriqueceram e agregaram ainda mais valor ao evento, trazendo discussões sobre situações práticas e do dia-a-dia.

Pelos conhecimentos transmitidos, pela interação observada entre os órgãos presentes, verificou-se que os objetivos foram atingidos e que o Simpósio foi um sucesso. “Isso é muito gratificante, pois o envolvimento e o comprometimento observado em todos os parceiros, na busca pela excelência na prestação de serviço de Operações Aeromédicas e pela melhoria das condições de segurança de voo em suas realizações, dão confiança aos Comandantes de que o caminho é esse, e que assim podemos prosseguir e evoluir, voando, protegendo e salvando vidas”, afirmou o Ten Cel PM Paulo ao final do evento.

Prosseguindo, o Ten Cel PM Paulo ressaltou que: “A BRPAe SJC agradece a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram com o evento, a todos os presentes e especialmente aos palestrantes, pela disponibilidade e compartilhamento de conhecimento, sem segredos e sem bandeiras, que abrilhantaram o Simpósio de Seg Voo da Base de SJC”.

Fotos dos evento:

- Anúncio -