Santa Catarina – Helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU de Santa Catarina realizou por volta das 0800h da manhã deste sábado, 23 de janeiro de 2016, o resgate de uma feminina menor (9 anos), natural da Argentina de um Costão que fica entre a praia dos Ingleses e a praia do Costão do Santinho em Florianópolis.
Segundo informações dos familiares, o pai (42 anos) e duas filhas, uma de 09 anos e outra de 07 anos de idade saíram para caminhar, na manhã de sexta-feira (22 de janeiro), por uma trilha que liga as duas praias por entre costões e não regressaram.
Por volta das 21:00h a mãe das meninas chamou socorro do Corpo de Bombeiros Militar com o auxílio da proprietária da pousada onde a família estava hospedada. Imediatamente as equipes do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) iniciaram as buscas, não obtendo resultados êxito durante a madrugada. No início da manhã pescadores se deparam com a menina no costão sozinha, estranharam o fato e avisaram o Corpo de Bombeiros.
Foi acionado o Helicóptero ARCANJO para realizar serviço de resgate aeromédico especializado no local do incidente, sendo na cena efetuados dois procedimentos padronizados e exaustivamente treinados pela Equipe do Batalhão de Operações Aéreas, o “desembarque a baixa altura para descer o tripulante” e o uso da “cadeirinha de resgate” para realizar a extração da vítima e do tripulante operacional.
Segundo o Capitão BM André Pratts – Comandante da Aeronave no momento do resgate, o local era praticamente inacessível por terra por ser um local bem íngreme e possibilidade de retirada da vítima pelo mar foi descartada pois o mesmo estava muito agitado, então optaram por ordem de simplicidade e segurança pelo desembarque a baixa altura do tripulante operacional que faria o resgate, contudo após o desembarque do tripulante o vento aumentou em rajada e de través, de modo que para extração da vítima optaram por aproar a aeronave para o vento e realizar o içamento da vítima e do tripulante com a técnica da cadeirinha de resgate, isso após nosso tripulante acessar e estabilizar a vítima.
Ao chegarem na areia da praia a feminina recebeu prontamente o suporte avançado a vida, passando por avaliação médica pela equipe do ARCANJO, sendo constatado escoriações e hipotermia leve.
A menina revelou ter visto a irmã Trinidade Cavachero, 7 anos, caindo nas pedras e, na sequência, o pai Xavier Cavachero, 42 anos, foi tentar resgatá-la e não voltou mais.
O Consulado Argentino contatou a Central de Operações dos bombeiros solicitando informações para prestar apoio. Após a localização da menina, foram determinados pontos de mergulho e buscas dirigidas, além da conclusão da varredura das buscas por terra. A partir daí, os esforços foram direcionados para a procura na água, observando os costões.
Na segunda-feira (25), o Corpo de Bombeiros afirmou que é improvável que eles sejam encontrados com vida. O comandante da 1ª Região Bombeiro Militar César de Assumpção Nunes afirmou que em caso de morte na água, levando em consideração as condições do mar, após o quinto dia do desaparecimento, a tendência é que os corpos venham para a superfície.
Acompanhe as Ocorrências dos ARCANJOS de Santa Catarina pelo Twitter:
@ARCANJO_01 – Helicóptero sediado em Florianópolis;
@ARCANJO_02 – Avião sediado em Florianópolis;
@ARCANJO_03 – Helicóptero sediado na Região do Vale do Itajaí – Blumenau
Especialista no #VOOPELAVIDA