Reino Unido – O Serviço Nacional de Aviação Policial (NPAS) começou a aposentar o MD Explorer das operações de aviação policial nos céus do Reino Unido para a entrada do Airbus H135, H145 e de outras aeronaves de asa fixa Vulcanair P68 que ainda serão entregues.
Dois helicópteros Explorer já estão parados com o G-SYPS em depósito, em Gloucestershire, com os Serviços de Aviação Especializados (SAS) e o G-SUSX em Redhill.
A base de Redhill foi convertida recentemente para o EC135.
Enquanto isto, o Bond Air Services entregou ao NPAS o primeiro de sete EC135 atualizados, já que os exemplos mais antigos são atualizados seguindo os mesmos padrões operacionais dos novos.
Como o NPAS trabalha através dos seus encerramentos planejados de bases, mais MD Explorers serão retirados do serviço ativo, com o G-CMBS já definido para ser o próximo em Sheffield, no dia 31 de janeiro deste ano.
Nenhum dos outros encerramentos de base – North Midlands, em janeiro de 2016, com Warton, Durham Tees Valley e Wattisham entre janeiro e abril de 2017 – atualmente opera Explorers, mas eles disponibilizarão os EC135 para substituir os Explorers em Barton, Wakefield e Bournemouth.
Isto cobre a atual frota do NPAS de seis Explorers.
Um sétimo exemplo virá sob o controle do NPAS, quando a Polícia de Humberside eventualmente assinar o contrato, apesar de ser esperado que a aeronave deles seja enviada direto para o depósito a esta altura.
As chances do MD Explorer no Reino Unido parecem desfavoráveis.
Da atual frota de 24 – cerca de um quarto da frota global ativa – sabemos que sete da aviação policial serão descartados (como detalhado acima) e mais seis na função de ambulância aérea serão substituídos pelos seis AW169 sob encomenda para o SAS.
Além disto, o SAS já tem três Explorers sem contrato, parcialmente usados para a cobertura durante a manutenção de outros na sua frota, aos quais um quarto foi adicionado no dia 30 de novembro, quando um contrato de apoio expirava.
E, por fim, a Yorkshire Air Ambulance tem um Airbus H145 sob encomenda para substituir o Explorer G-SASH – e o comunicado de imprensa da Airbus Helicopters até declarou (estranhamente) o registro da Explorer ao anunciar a sua venda.
Fonte: HeliHub