Disparos de armas de helicóptero policial levanta suspeitas

- Anúncio -

Um incidente envolvendo um agente do Departamendo do Xerife do Condado de San Bernardino, EUA, em um tiroteio partindo de um helicóptero policial sob a estrada 215 está levantando suspeitas.

“É muito raro isso acontecer,” disse o Xerife do Condado de Los Angeles, Jim McDonnell.  “O incidente será analisado cuidadosamente.”

111948 full
Agente do Departamento do Xerife do Condado de San Bernardino/ EUA atira de um helicóptero policial em um carro na contramão na estrada 215. Foto: NBC LA

Atirar em carros em movimento é uma proposição perigosa para policiais, pois pode deixar o motorista sem controle do carro. E atirar de um helicóptero pode ser ainda mais arriscado.

“Trata-se de uma habilidade muito técnica,” disse McDonnell.  “Pois, existem dois veículos em movimento ao mesmo tempo. É bastante difícil.”

O tiroteio começou porque o suspeito estava dirigindo na contramão em uma estrada durante o intenso tráfico do meio-dia. Os agentes tentaram deter o homem primeiro. Havia suspeitas de que ele tivesse arrombado e roubado uma casa no dia anterior, segundo os policiais do departamento do Xerife.

O homem faleceu no local. “Não me lembro de nenhum incidente deste tipo,” disse o capitão do Departamento de Polícia de Los Angeles, Greg Meyer, especialista no uso de força policial e analista de processos judicias do país.

Os policiais de San Bernardino disseram que os agentes que fazem patrulhamento nos helicópteros são treinados para atirar do alto.  McDonnell disse que o Departamento do Xerife de Los Angeles também está preparado para atirar de um helicóptero.

carro
Os estragos das balas eram claramente visíveis nos destroços do carro

“Nós fazemos esse tipo de treinamento para operações de combate ao terrorismo,” contou.  “Precisamos estar preparados para as piores situações e fazer o que for necessário para salvar vidas.”

McDonnell preferiu não dar a sua opinião sobre o tiroteio em San Bernardino. Meyer disse que o suspeito causava sérias ameaças à segurança pública. “Não vejo o menor problema em ter tirado o motorista do caminho o mais rápido possível”, disse ele.

No início, os agentes perseguiram o veículo, começando pela área de Fontana.  Isso foi por volta das 13h.  Por fim, o homem entrou no sentido oposto da estrada 215, de acordo com o porta-voz do Xerife do Condado de San Bernardino, Deon Filer.

“O suspeito bateu na lateral de, pelo menos, um veículo e, depois que isso ocorreu, o helicóptero usou forças policiais para parar o motorista,” disse Filer.  “Como consequência, o suspeito pulou do veículo e começou a correr dos agentes e das unidades em solo e o seu veículo continuou na direção sul até que colidiu com outro veículo.”

Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para os hospitais locais. Ainda não é claro se a morte do motorista ocorreu devido aos ferimentos causados pelo tiros ou por ter se atirado do veículo, disse Filer.

Fonte: Southern California Public Radio/ Reportagem: Frank Stoltze

- Anúncio -