Mato Grosso – O gerenciamento de recursos de cabine é tema de capacitação iniciada nesta quinta-feira (22.10) para pilotos e tripulantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O curso segue até amanhã (23.10) das 8 às 17 h, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O início dos trabalhos foi marcado pela apresentação da proposta e de vídeos introdutórios aos conteúdos relacionados ao gerenciamento de recursos de cabine ministrados pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), órgão que está capacitando os profissionais.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM, Henrique dos Santos, enfatizou a importância do treinamento para o efetivo. “Essa capacitação é muito importante para nós, que atuamos diariamente com situações de risco. Trabalhar em equipe nos ajuda a manter a excelência”, destacou.
O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Joelson Sampaio enfatiza que a capacitação integra o planejamento de qualificação do efetivo, compromisso da Secretaria de Segurança Pública com as unidades de trabalho. “Apoiamos a atividade pois entendemos que ela não só qualifica nossa tropa, mas também dá segurança para que eles atuem pontualmente em situações de crise”, ressaltou.
Um dos palestrantes tenente-coronel Alexsander Coelho, salientou que a atenção a este tema é importância para as unidades que trabalham em situações de risco e lidam com crises. “Montamos uma apresentação direcionada a Segurança Pública, trabalhando com ações que expõem momentos de grande dificuldade e situações consideradas as maiores causadoras de conflitos” aponta.
Para o comandante do Batalhão de Emergência Ambiental (Bea), tenente-coronel Paulo Barroso, participar da capacitação auxilia nas ações do gerenciamento diário das crises em demandas operacionais. “Temos que lidar com situações de risco no nosso trabalho, por este motivo precisamos sempre manter o controle das nossas aeronaves e o equilíbrio entre a equipe”, conclui.
O tema desta capacitação surge de diversas pesquisas ligadas às unidades que desenvolvem trabalhos aéreos, numa observação geral de que as falhas recorrentes observadas são humanas. As pesquisas apontam que o desequilíbrio no comando das aeronaves interfere diretamente na excelência durante a execução das atividades. Tendo em vista toda essa situação, as palestras deverão orientar para a prevenção, atuação e execuções operações de tripulantes e pilotos diante dessas circuntâncias.
Estiveram presentes na solenidade equipe do 6° Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Joelson Sampaio, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (Bea), tenente-coronel BM Paulo Barroso, secretário executivo de Gabinete de Gestão Integrada, tenente-coronel PM Heverton Mourett e o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique dos Santos.
Fotos: