Um dos patrulhamentos noturnos realizados pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/CE), nessa quarta-feira (23/09/2015), resultou na apreensão de um adolescente por expor risco à aviação. O flagrante foi realizado com o apoio da aeronave Fênix 07, que flagrou o menor apontando raio de laser verde contra o helicóptero.
O delito foi flagrado pelos céus do bairro Floresta, quando os policiais sobrevoavam as proximidades da Lagoa do Urubu – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Levantamentos indicam que o laser era apontado contra aviões que pousavam no aeroporto Internacional Pinto Martins. A ação policial contou ainda com o apoio de uma viatura da Ciopaer, que interceptou o infrator em terra. Ele tentou empreender fuga, mas foi localizado com o auxílio do sistema de imagem infravermelho e pelo farol de busca do helicóptero.
O adolescente, de 14 anos, foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e autuado em flagrante em um Ato Infracional (AI) com base no Artigo 261 do Código Penal Brasileiro (CPB) – por expor a risco a aviação.
Riscos
O laser verde apontado pelo menor é considerado um risco para a aviação. Ao atingir o transporte aéreo, a luz impede a visão do piloto e da tripulação, podendo ocasionar graves acidentes. Para combater este e outros delitos, a Ciopaer tem intensificado suas ações e realiza patrulhamento também todas as noites em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital cearense.
Fonte: SSPDS