O Corpo de Bombeiros junto com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou no dia 12Fev10 uma simulação e apresentação de resgate e salvamento em Maceió/AL. No evento, foram entregues dois helicópteros locados, um para o Samu e outro de operações policiais cedido do governo para o resgate dos bombeiros.
Os bombeiros encenaram o acidente com estratégia terrestre do salvamento especial acompanhada de combate à incêndio, procedida pelo resgate aéreo e encaminhando a vítima que atuava ao Hospital Geral do Estado (HGE).
Segundo o Major Buriti, Comandante do Grupamento de Salvamento do Serviço de Atendimento Aéreo do Corpo de Bombeiros, “a chegada de veículos terrestres a alguns locais da cidade é complicada e o helicóptero é de grande valia para o período do carnaval”.
Segundo o Comandante Jardim, “um salvamento em Arapiraca, com uma equipe saindo de Maceió em veículo convencional levaria 1 hora e 30 minutos, enquanto que, com o resgate aéreo, o tempo é reduzido para 30 minutos. Reduz-se, então, 70% de tempo-resposta para o salvamento da vitima”.
Fonte : Alagoas em Tempo Real
Reportagem e foto : Kleverton Almirante