O Ministério do Interior do Peru acabou de acrescentar o último helicóptero EC145 à modernizada frota da Polícia Nacional do Peru (PNP). A entrega formal nas instalações da Unidade de Aviação da Polícia, em El Callao, foi presenciada tanto por autoridades peruanas, incluindo o Ministro do Interior Daniel Urresti, quanto por autoridades francesas, como o chefe do Comando Aéreo Central da Gendarmerie, Daniel Leimbacher, juntamente com os representantes da Airbus Helicopters.
Cinco EC145 foram entregues em menos de um ano desde que a PNP selecionou a Airbus Helicopters como seu parceiro para renovar sua frota de helicóptero. As quatro primeiras aeronaves já acumularam mais de 800 horas de voo, realizando uma ampla gama de missões que demonstram a versatilidade e eficiência operacional do EC145 em todo o território peruano. Além de operações de vigilância e apoio às missões parapúblicas, o EC145 provou ser um aliado confiável e eficaz na luta do PNP contra a mineração ilegal na região de Madre de Dios, na fronteira com a Bolívia e o Brasil. Os helicópteros também completaram com sucesso mais de 20 resgates marítimos e missões de evacuação médica em Lima e Callao.
O acordo para com estes novos EC145 inclui um programa de transferência de tecnologia que já forneceu treinamento para mais de 14 pilotos e 20 técnicos da PNP. Além disso, a PNP e a Gendarmerie francesa – ambos operadores do EC145 – têm se envolvido em um programa de intercâmbio operacional para fornecerem um treinamento bem aprofundado sobre os usos táticos destas aeronaves de última geração. Esta troca faz parte do acordo de cooperação, nos campos da segurança e da defesa, assinado em outubro de 2013 entre os Ministérios do Interior da França e do Peru. Apenas algumas semanas atrás, a PNP participou da prática de exercícios de resgate nos Alpes Franceses, como parte deste programa.
O EC145 é o helicóptero de escolha na categoria bimotor leve e é conhecido mundialmente pelas missões policiais e de serviço público. Com mais de 500 unidades entregues até a data de hoje, este helicóptero está presente em frotas policiais de 26 países – incluindo a França, onde a Gendarmerie Nationale opera mais de 15 unidades. O EC145 também tem sido um grande sucesso nas Américas, começando pelos Estados Unidos, onde o governo comprou 345 unidades para substituir os UH-1H do exército. Na América Latina, o EC145 realiza missões policiais e de serviço público em vários países, incluindo a Argentina, a Bolívia e o Brasil.
Poderoso e versátil, o EC145 da Airbus Helicopters se adequada perfeitamente às condições operacionais do Peru e garante sucesso nas missões em condições extremas, seja a nível do mar, na selva ou até no desafiante Planalto Andino. Com uma capacidade de carga útil de mais de 1.7 toneladas e um alcance de 370 milhas náuticas, o novo EC145 da PNP pode transportar até 10 passageiros. Eles também vêm equipados com sistemas de piloto automático, uma sirene e rádios de multi-frequência para comunicações radiais. Um dos helicópteros possui uma câmera infravermelha de última geração. Esta nova câmera de alta definição, a única no país, transmitirá imagens ao vivo para os centros de comando ou para as unidades em solo, o que irá otimizar as missões de vigilância e segurança civil.
Sobre a Airbus Helicopters
A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do grupo Airbus, pioneiro mundial em serviços relacionados à defesa e ao espaço aéreo. A Airbus Helicopters é a fabricante de helicópteros no. 1 do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas em todo o mundo. Com 46 porcento de quota de mercado nos setores civis e de segurança pública, a frota em serviço da empresa inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países.
A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por seus centros de apoio ao cliente e participações em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviço, instalações para treinamento, distribuidores e agentes habilitados. A variedade de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo; suas aeronaves incluem um terço da frota mundial civil e parapública. A prioridade principal da empresa é garantir a operação segura de suas aeronaves para milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano.
Fonte: Airbus Helicopters