Desde o dia 28 de outubro, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) estabeleceu uma regra que proíbe voos de helicóptero monomotor acima de áreas densamente povoadas e áreas ‘hostis’, causando polêmica na indústria europeia de operadores de helicóptero.
Uma associação francesa, a União Francesa de Helicópteros (UFH), protestou com franqueza, já que esperava que as isenções existentes fossem ser mantidas. A UFH declarou que a maior parte das operações no heliporto de Paris está agora seriamente ameaçada.O presidente da UFH, Dominique Orbec, também chamou a atenção para o fato de que alguns recentes acidentes de alto perfil com helicópteros em áreas urbanas envolveram helicópteros bimotores, incluindo a queda do EC135T2i em Glasgow, em novembro de 2013.
Enquanto isso, as autoridades suíças rejeitaram a regra da EASA. “Mantivemos as regras locais para o resgate em montanhas, permitindo, assim, monomotores,” contou para a AIN o porta-voz da agência federal de aviação civil da Suíça (OFAC).
A EASA insiste que a indústria teve anos para se preparar e o período de transição é contínuo para operações não-comerciais, voos circulares e trabalhos aéreos. “Ninguém pode garantir que os helicópteros monomotores oferecem um nível aceitável de segurança para os passageiros e os moradores de áreas densamente povoadas”, afirmou o porta-voz da EASA.
Fonte: AIN Online/ Reportagem: Thierry Dubois