Paraná – Mais uma vítima de afogamento foi resgatada pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros no final da tarde deste sábado (11/01) após ela entrar no mar, em um local não recomendado pelo Corpo de Bombeiros, ser apanhado por uma corrente de retorno e não conseguir voltar para a praia, no Balneário Praia Grande, em Matinhos, litoral do estado do Paraná. 24 horas antes, um adolescente de 14 anos já tinha sido vítima de afogamento no mesmo local.
A ocorrência que resgatou o corpo de João Carlos de Oliveira, 44 anos, morador de Curitiba, foi por volta das 18h. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Fernando Tratch, a vítima estava com seu genro, “banhando-se em área não protegida por guarda-vidas, indicada por bandeira preta, entre os postos de guarda-vidas (PGV) de Praia Grande I e Praia Grande II, quando foi arrastado por uma corrente de retorno e não conseguiu sair do mar.”
Ele teria ficado submerso por aproximadamente cinco minutos, quando foi encontrado e resgatado pelos guarda-vidas que estavam próximos. Segundo Tratch, ao ser retirado da água João Carlos estava com parada cardiorrespiratória, e, por isso, foram realizados os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pelos guarda-vidas, até a chegada de apoio do Grupamento Aereo Policial e Resgate (Graer/PR), que além de um helicóptero trouxe um médico em sua tripulação, o qual tentou incansavelmente reanimar a vítima.
Após isso, a vítima foi encaminhada para o Hospital Navegantes de Matinhos, para, posteriormente, ser encaminhada ao Instituto Médico Legal. Ainda, de acordo com Tratch, foram utilizados no atendimento três viaturas de Busca e Salvamento, uma Ambulância, todas do Corpo de Bombeiros
ADOLESCENTE – Outra vítima de afogamento resgatada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, com apoio da aeronave, foi o adolescente Jackson Arnaldo de Freitas Barreiro, 14 anos, que estava com um grupo de familiares banhando-se na mesma área do João Carlos. Da mesma forma ele foi arrastado por uma corrente de retorno e não conseguiu sair do mar.
De acordo com Tratch, após cerca de aproximadamente 15 minutos de buscas, por meio de mergulho, Jackson foi localizado pelos guarda-vidas e retirado da água em estado grave, com parada cardiorrespiratória. Os procedimentos também foram realizados e depois, com apoio da aeronave, ele foi levado para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá/PR.
ORIENTAÇÃO – O Corpo de Bombeiros orienta que um banho seguro só ocorre se o cidadão estiver nas áreas de proteção por postos de guarda-vidas identificada pela faixa de praia entre duas bandeiras vermelho sobre amarelo. “Também orientamos que as pessoas não bebam e depois entrem no mar, pois essa atitude potencializa o risco de afogamentos”, destaca o oficial.
Fonte: PM/PR