Ao final do mês de outubro passado, o Comandante de Aeronave e Major do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre Cleyton Almeida recebeu pelas mãos do Secretário de Segurança Ildoh Renir Graebner, a função de coordenar a atividade aérea da segurança pública acreana. O novo coordenador será o primeiro piloto nessa função. Ele trabalhará com o efetivo de 23 pessoas sendo 8 pilotos, 12 tripulantes e 1 mecânico com dois auxiliares . Operando desde 2009 e atendendo a população nas mais diversas frentes da segurança pública como resgates aerotransportados e ocorrências policiais, atualmente, o Centro Integrado de Operações Aéreas acreano possui uma aeronave AS 350 B2 Esquilo, além de um moderno hangar situado no Aeroporto de Rio Branco.
Na aviação desde o ano de 2008, comandante Cleyton passou por praticamente todas as seções da unidade, também pelas divisões de segurança de voo, de manutenção, de gestão de contratos e licitações, além de ter acompanhado diretamente a fase de implantação operacional do Ciopaer, em 2009, com a colaboração da então aeap-força nacional. O novo gestor reorganizou as sessões internas do Centro Integrado, apresentou um plano de gestão anual voltado à reformulação interna e à gestão de recursos humanos. O plano também visa a reforçar parcerias entre órgãos do Estado e da União, além da aproximação do Ciopaer com a sociedade, tudo em busca da oferta de um melhor serviço à população.
Em uma reunião no hangar do Ciopaer/Acre, o Secretário de Segurança Ildoh Renir fez a passagem da coordenadoria para o Major enfatizando a importância da Coordenação geral ser conduzida por um comandante de aeronaves detentor do conhecimento técnico de aviação. “Estamos passando a coordenação para dentro do próprio Centro Integrado objetivando uma elevação técnica e operacional das suas operações e de seus profissionais os quais já são conceituados aqui e fora do estado.” Destacou o secretário.
O novo coordenador falou que busca a consolidação da aviação através da constante elevação da proficiência técnica através do emprego continuo da aeronave e da aproximação do CIOPAER com a sociedade. “Precisamos sempre buscar prestar o melhor serviço, buscar a vanguarda da aviação de segurança pública concentrando nossas forças no desenvolvimento desse serviço indispensável em nosso estado de grandes dimensões geográficas e de peculiar isolamento Amazônico. A nossa aproximação com a sociedade é determinante para a ampliação de nossas ações e consolidação dos nossos serviços. Temos profissionais altamente qualificados, dedicados, além de excelentes condições de trabalho. Nos aproximar da sociedade é determinante para que a população se sinta parte nesse processo e veja a importância dos serviços prestados que devem chegar a todo o Estado. Sabemos onde estamos e para onde vamos,” destacou Major Cleyton.
Texto: SGT Barbosa Silva – Ciopaer/Acre