A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará – SEGUP, confirmou a aquisição de mais uma nova aeronave que irá somar a frota do GRAESP de 06 (seis) helicópteros esquilos. Trata-se de uma Cessna Caravam 208, ano 2014, uma eronave Multimissão que irá otimizar o Serviço Aeropolicial, de Bombeiros e de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.
O Avião foi adquirido através de pregão presencial, onde participaram a Premier do Brasil, Trandwinds e a Cessna. Fruto do convênio entre com Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Estado do Pará e a Senasp, a aeronave deve ser entregue na base do Graesp em Belém até o final de Maio 2014.
O Primeiro Avião que o Graesp vai utilizar para cobrir seus 144 municípios espalhados numa extensa área 1.247.689,515 km². Diminuindo assim, sobremaneira o tempo resposta no atendendo das demandas geradas por uma população de 7.321.493 habitantes. Potencializando e permitindo ações mais efetiva do GRAESP nas missões de misericórdia, transporte Aeromédico, transporte de tropas e de defesa civil. na garantia da vida e na preservação dos direitos humanos.
O Cessna Caravam 208, virá Full IFR, com sistema Garmim 1000, Sistema de georeferenciamento composto de mapas eletrônicos aeronáuticos e topográficos, informação sobre níveis do terreno, e com as seguintes informações: Cartas de saída por Instrumentos (SID), Cartas de Chegada Padrão por Instrumentos (STAR), Cartas de Aproximação por Instrumentos (IAC);
Como contrapartida do Estado do Pará, o novo Caravam (Guardião 07, como será denominado) do Graesp, matricula já reservada: PT – PBC, estará pronta para apoiar as operações de segurança pública dos estados, por ocasião da Copa do Mundo 2014, nas diversas cidades sedes e subsedes, onde houver necessidade do emprego do avião principalmente no transporte de tropas, e patrulhamento na área de fronteira brasileira e internacional.
“Com este avião, potencializaremos nossas operações que até então eram limitadas ao emprego de helicópteros. O Caravan, nos dará maior mobilidade e autonomia, abrangendo todo o estado e a região de fronteira, antes pouco patrulhada, agora permitirá ações mais efetivas nesta região, que é um dos objetivos do convênio com a SENASP”, disse o Ten Cel Gonçalves, Diretor do GRAESP.
Fonte: Agência Pará de Notícias e GRAESP.