Dois agentes de uma unidade de elite antiterrorismo do FBI, baseada na Virgínia do Norte/EUA, morreram na última sexta-feira durante um exercício de treinamento na área de Virginia Beach, declarou o FBI neste domingo.
Os agentes faziam parte do Hostage Rescue Team (HRT) do FBI, que faz parte do Grupo de Resposta a Incidente Crítico (Critical Incident Response Group).
Os agentes foram identificados como Christopher Lorek, 41, e Stephen Shaw, 40. O FBI disse em um comunicado que a causa do incidente estava “sob investigação”.
As mortes elevaram para pelo menos quatro o número de agentes mortos durante o treinamento do Hostage Rescue Team, desde que o grupo foi criado em 1983 como uma unidade de contraterrorismo nacional.
“Os agentes do FBI estavam participando de um exercício de contra-terrorismo marítimo envolvendo helicópteros e um navio”, declarou o porta-voz do FBI, Agente Especial Ann Todd. “Os agentes estavam realizando uma descida de fast-rope do helicóptero para o navio quando a aeronave encontrou dificuldades. Os agentes caíram tragicamente de uma altura significativa e sofreram ferimentos fatais”.
Robert S. Mueller III, Diretor do FBI, emitiu um comunicado lamentando a perda de “dois homens bravos e corajosos. Nossos corações estão com suas esposas, filhos e outros entes queridos que sentem mais profundamente a sua perda, e eles sempre serão parte da família FBI “, disse Mueller.
Segundo o site do FBI, a equipe HRT responde aos “mais complexos e urgentes casos do FBI nos Estados Unidos e no exterior”.