Alex Mena Barreto
Conheça um pouco da unidade aérea da California Highway Patrol, os “CHiPs” dos lendários Jon Baker e Frank Poncherello, na Califórnia/EUA.
A California Highway Patrol (CHP) é um departamento de polícia estadual da Califórnia, que tem jurisdição sobre as rodovias do estado e também atua como policia estadual, pois em 1995, a CHP fundiu-se com a Califórnia State Police (CSP).
Apesar de inicialmente estranha a nós brasileiros, a CHP é mundialmente famosa por ter sido inspiradora do seriado “ChiPs”, com os lendários Jon Baker e Frank Poncherello.
Além de suas atribuições de patrulhamento, a CHP também realiza outros tipos de missões, incluindo segurança física de instalações e locais sensíveis (como a sede do governo estadual, instalações nucleares e a ponte Bay Bridge) e a segurança pessoal da alta cúpula da administração do estado, como Governador, juízes e outros dignitários.
A CHP também trabalha em parceria com os departamentos de polícias locais, provendo auxílio em investigações, patrulhamento e outros trabalhos conjuntos. Apesar de sua missão principal ser relacionada com as rodovias, o departamento possuiu plena competência e autoridade para exercer seu “poder de polícia” em qualquer lugar do estado da Califórnia.
A CHP é subdividida territorialmente em 8 divisões, e sua sede fica na cidade de Sacramento, capital do estado da Califórnia/EUA.
Atualmente, a CHP é o maior departamento de polícia estadual dos Estados Unidos, com 11.300 funcionários, sendo desses mais de 7.800 Officers (policiais uniformizados).
Apenas como curiosidade, a CHP possui uma frota de mais de 2.500 viaturas de patrulhamento e 361 motocicletas, sendo mais de 1.900 desses veículos dotados de câmeras, que segundo estudo aumentam a segurança do patrulheiro, auxilia a produção de prova processual e reduz o número de reclamações e queixas.
A CHP teve um orçamento previsto para o ano fiscal de 2011-2012 de cerca de 1,9 bilhões de dólares.
Outra característica interessante, é que a CHP é responsável em todo o estado pelo atendimento e despacho de todas as ligações 911 (emergência) provenientes de aparelhos celulares, realizando cerca de 7,3 milhões de atendimentos 911 e mais 8.500 prisões por crimes graves (“felony”) no ano de 2010.
Guardadas todas as proporções, a CHP é um departamento de polícia que mais se assemelha a estrutura de segurança pública brasileira, que é baseada em polícias estaduais.
CHP Air Operations Program
Como não poderia deixar de ser, a unidade aérea da CHP (Office of Air Operations) é proporcional ao seu tamanho e estrutura.
A CHP começou seu programa de aviação em 1960 com a utilização de aeronaves de asa fixa utilizadas para patrulhamento das estradas e áreas rurais. Já operou helicópteros BO-105, MD500, Jet Ranger, entre outros.
Atualmente, o departamento possui uma frota total de 30 aeronaves, que incluí 15 aeronaves de asa fixa (14 Cessna T206H e 1 Cessna 182) e 15 helicópteros (11 Eurocopter AS350B3, 1 AS350B2, 2 Bell 206L4 e 1 OH-58A).
A frota de helicópteros da CHP foi renovada em meados de 2000/2001, sendo adquiridas novas aeronaves AS350B3, sendo que algumas aeronaves desse modelo já atingiram mais de 13.000 horas de voo, sendo uma das mais voadas no mundo no modelo B3.
A CHP AOP tem um orçamento anual que varia entre 10 e 12 milhões de dólares anuais, e no ano de 2009 teve os seguintes resultados operacionais:
a) 23.185 horas de voo:
– 12.641 horas de voo em aviões
– 10.544 horas de voo de helicópteros
b) 16.109 missões realizadas;
c) 5.510 missões de busca e salvamento;
d) 408 missões aeromédicas;
e) Participou no apoio de 1.381 prisões;
f) 55 vidas salvas.
O departamento possui sua frota distribuída em oito bases destacadas, cada uma designada para uma divisão territorial. As bases são subordinadas (“direct management”) às Divisões territoriais, enquanto que o departamento (Office of Air Unit) tem a responsabilidade de coordenar (“program coordination”) as bases.
Todas as bases possuem aeronaves de asa fixa e helicópteros e tem como característica o perfil multimissão, que incluem: patrulhamento, apoio e suporte as equipes em terra, salvamento terrestre e aquático e resgate aeromédico, entre outras.
As aeronaves, tanto de asa fixa quanto de helicópteros, são tripuladas nos moldes americanos, somente por dois tripulantes: Piloto e Flight Officer.
A formação e treinamento dos pilotos de asa fixa e helicóptero são completamente diferenciados e eles não são autorizados a operarem ambos os equipamentos, mesmo que habilitados. Por exemplo, caso um piloto de asa fixa queira tornar-se piloto de helicóptero, necessariamente deixará de voar operacionalmente as aeronaves de asa fixa e vice-versa.
Leia também:
- CHP Air Operations – Visão geral – Parte 1
- CHP Air Operations – Conhecendo a unidade – Parte 2
- CHP Air Operations – Treinamento e seleção – Parte 3
- CHP Air Operations – Operações Multimissão – Parte 4
- CHP Air Operations – Segurança de Voo e Manutenção – Parte 5
- CHP Air Operations – Últimos detalhes – Parte 6