CENIPA discute prevenção com a comunidade aeronáutica

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O panorama da segurança de voo no Brasil e no mundo foi o tema da abertura da 58ª sessão plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), em Brasília. O evento foi  presidido pelo Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço. O comitê reuniu 45 entidades representativas da comunidade aeronáutica e foi realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2013.

Na abertura do evento, o Chefe do CENIPA atualizou os participantes em relação às estatísticas mundiais projetadas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), a qual indica que o número de acidentes da aviação no cenário mundial está estabilizado, conforme comparação com os dados dos últimos cinco anos.

No Brasil ocorreram 136 acidentes aeronáuticos até novembro de 2012. Diante da realidade do crescimento da aviação brasileira, o Brigadeiro Lourenço fez questionamentos relacionados à cultura organizacional das empresas aéreas e alertou a comunidade aeronáutica para a importância do trabalho de prevenção em todos os âmbitos da aviação civil e militar.

A Lei 12.725/2012, sancionada em outubro/13 pelo Poder Executivo, que atribui responsabilidade aos órgãos ligados à aviação e às autoridades municipais na prevenção do Risco Aviário também foi destaque na pauta do CNPAA. O Sistema de Gerenciamento do Risco Aviário, desenvolvido pelo CENIPA, localizou 670 focos atrativos de aves nos 42 aeródromos visitados entre aqueles com 45 mil movimentos aéreos, aeroportos em capitais brasileiras e  sob a administração da Aeronáutica.

Foram destaques na agenda dos debates temas como informações meteorológicas para unidades marítimas, excursões de pista, etanol em aeronaves agrícolas, desinterdição de pistas, critérios operacionais para a contratação de transporte aéreo e fadiga de pilotos, além da abordagem dos temas como pistas fatoradas para operações do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 135 (táxi aéreo), bagagem de mão nas empresas de transporte aéreo regular entre outros assuntos.

Fonte: CENIPA

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