A AgustaWestland, uma empresa Finmeccanica, realizou com sucesso o primeiro voo com o protótipo do helicóptero AW169, uma aeronave biturbina de nova geração na classe de 4,5 toneladas.
O programa AW169 está prevendo obter a certificação de voo em 2014. O helicóptero apresentou o desempenho esperado durante o vôo, que incluiu uma avaliação do manejo geral do helicóptero e sistemas básicos. O primeiro protótipo será acompanhado por mais duas aeronaves ainda este ano e um quarto protótipo em 2013.
Bruno Spagnolini, Chief Executive Officer da AgustaWestland, disse: “O AW169 é o único helicóptero nova geração em sua categoria a ser lançado em décadas, por isso este é um marco importante para o aprimoramento contínuo dos produtos da AgustaWestland e para o desenvolvimento de nossa família de helicópteros nova geração”.
Ele acrescentou: “Com os novos AW169 e AW189 agora voando e o AW139, estabelecido como líder de mercado em sua categoria, somos capazes de oferecer ao mercado a linha mais avançada de helicópteros entre as classes de 4 a 8 toneladas“.
O AW169 é parte da família de helicópteros AgustaWestland de nova geração que inclui os modelos AW139 e AW189. Esses helicópteros possuem as mesmas características de alta performance de vôo e compartilham o mesmo layout de cockpit, filosofia de design e conceitos de manutenção. Esta abordagem irá oferecer redução de custos reais em áreas como a formação, manutenção e suporte para os operadores dos AW139, que vierem a acrescentar aeronaves AW169 e/ou AW189 em suas frotas.
Lançado no Salão de Farnborough International Air em julho de 2010, o AW169 rapidamente encontrou o sucesso no mercado, registrando encomendas de mais de 50 unidades para clientes no mundo inteiro. O bimotor AW169 foi concebido em resposta à crescente demanda do mercado para uma aeronave que ofereça alta performance, atenda todas as normas de segurança mais recentes e tenha capacidade multi-missão.
O AW169 incorpora várias novas tecnologias para fornecer os mais elevados níveis de segurança e operacionais para seus clientes, sendo projetado para ser o helicóptero mais avançado e de baixo custo em sua classe para missões de EMS, SAR, policial, transporte de passageiros e offshore.
Fonte/Fotos: AgustaWestland