Representando o Comandante Geral CEL BM CAETANO, estiveram na 6ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, os pilotos CAP BM LEAL e o TEN BM MAIA, para audiência com o Excelentíssimo Sr. Juiz MARCELO COSTENARO CAVALI, onde foi tratado dos trâmites para a efetivação de doação ao CBMRO de um avião BARON, prefixo PT-LMU o qual operará em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, conforme Termo de Cooperação Técnica.
Ao serem recebidos, o CAP BM LEAL, juntamente com o TEN BM MAIA expuseram a importância dessa aeronave para os serviços do CBMRO e PRF no Estado de Rondônia e os benefícios que a mesma trará, pois possibilitará um ganho no tempo resposta nos atendimentos a população dos municípios do interior do Estado, bem como nas ações de Defesa Civil e outras operações que necessitem de deslocamento rápido.
Sensibilizado, o Dr. Marcelo confirmou a doação, estando a depender agora, tão somente dos trâmites burocráticos normais para a efetivação de fato e de direito, o qual ficou acertado que nas próximas semanas o CEL BM CAETANO juntamente com o representante da PRF se farão presentes para assinatura do termo de doação junto a Justiça Federal.
O sucesso desse processo deve-se a busca constante do Comando do CBMRO em buscar meios que possam otimizar e deixar mais ágil o atendimento da corporação junto a comunidade rondoniense. Ao saber da disponibilização da aeronave por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o CEL CAETANO fez de imediato contato com o Comandante Geral PMSP – CEL PM CAMILO, solicitando a possibilidade de a aeronave vir para o CBMRO. Vale ressaltar aqui, que o apoio da PMSP foi imprescindível para o sucesso do pleito.
Assim que terminou a audiência, os oficiais pilotos do CBMRO, em nome do Comandante Geral foram de pronto agradecer ao GRPAe (Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP) na pessoa do seu comandante TEN CEL PM GAMBARONI e a sua equipe de águias pelo apoio irrestrito a solicitação do CBMRO, em especial ao CAP PM SAID que acompanhou todo o processo e manteve informado a nossa Corporação do seu andamento.
O avião Beechcraft Baron é um avião a pistão bimotor que combina fatores como robustez estrutural, muita potência disponível nos dois motores Continental de 300 HP, manutenção simples e barata, ótima flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas e acabamento refinado. Conta com uma autonomia de 5 horas e voa a uma velocidade de cruzeiro de 350 km/h, o que possibilita chegar ao extremo do Estado (Vilhena) em menos de 2 horas e tem capacidade de transportar 06 pessoas incluindo a tripulação.
Ações como esta demonstra que o CBMRO caminha a passos largos rumo a excelência de seus serviços junto a comunidade, buscando meios que possam implementar uma qualidade maior nos atendimentos, e assim cumprir com sua missão constitucional que é de prevenir, combater e salvar.
Fonte: Comunicação Social do CBMRO, por CAP BM Leal.