As duas unidades de radiopatrulhamento aéreo das Polícias Militares de Goiás e do Distrito Federal uniram-se no combate a criminalidade no entorno de Brasília.
Para tanto, deu-se o contato inicial informal entre o Major Ricardo Mendes, Comandante do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAER/GO), e o Tenente-Coronel Renato, Comandante do Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP/DF), contato este avalizado e formalizado em reunião dos Comandantes Gerais da PMGO e PMDF que, sensibilizados com os problemas daquele local, uniram-se afim de diminuir os crimes ocorridos nessa área.
O GRAER/GO disponibilizou um piloto, e um tripulante operacional, além do combustível gasto nesta operação transportado pela mais nova aquisição desta unidade que foi o caminhão tanque com capacidade para 8 mil litros de querosene de aviação, devidamente homologado para tal. O BAVOP/DF disponibilizou um piloto e um tripulante operacional, bem como sua aeronave, um Esquilo H350 B2 denominado Fenix 01.
A operação foi realizada neste último final de semana nos dias 04 e 05 de novembro nas cidades de Formosa, Águas Lindas e Luziania.
No dia 04, sexta-feira, o Fenix 01, com tripulação mista, com os pilotos Capitão Vilner PM/DF e Capitão Franco PM/GO, os tripulantes operacionais Sd Antonio PM/GO e Sd Wooley PM/DF, o mecanico Sgt Claudio PM/DF e o Cb Nascimento PM/GO na condução do caminhão de abastecimento, deslocaram para a cidade de Formosa-GO e participaram de operação elaborada pelo TC Jesus, Comandante do 16º BPM, dando apoio as equipes de solo na localização e abordagem de criminosos naquela cidade.
No dia 05, sábado, novamente o Fenix 01 com tripulação mista, com os pilotos TC Gonçalves PM/DF, Capitão Franco PM/GO, os tripulantes operacionais Sd Elson PM/DF e Sd Antonio PM/GO, o Cb Nascimento na condução do caminhão de abastecimento, com o apoio do Supervisor de Operações de Aguas Lindas, Cap Pierre PM/GO, realizou patrulhamento aéreo nas cidades de Aguas Lindas de Goiás, Santo Antonio do Descoberto e Luziania, onde ficou a disposição para ocorrências e auxilio nas equipes de terra.
Tal operação foi um marco das Polícias Militares de Goiás e do Distrito Federal no combate a criminalidade daquela localidade, ZERANDO a criminalidade durante o tempo em que o Fenix 01 permaneceu em operação em cada cidade, mostrando que policiamento com inteligência, sem egoísmos de localidade e com união de forças entre duas federações diferentes, já que as cidades se localizam no Estado de Goias, mas tem maioria de suas populações com vida produtiva no Distrito Federal, dá resultados e gera segurança para a população.
Uma nova reunião entre os Comandantes Gerais destas duas polícias, os Comandantes Regionais das unidades localizadas no entorno de Brasília e os comandantes das destas duas unidades aéreas está marcada para esta semana afim de deliberar e direcionar sobre continuidade destas operações, afim de otimizar os resultados na aplicação desta parceria.
Fonte: BAvOp/DF.
Fotos: Divulgação.